A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação dos alunos do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em língua portuguesa, alfabetização matemática e condições de oferta do ciclo de alfabetização das redes públicas. A última avaliação da ANA ocorreu em 2016.

Segundo Inep, a ANA também produz indicadores que contribuem para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes.

A ANA apontou que em 2016 estavam previstos 22.291 estudantes do Tocantins para realizar a avaliação. Do total, 87% dos estudantes previstos estavam presentes nos testes de leitura e escrita e 89,4% dos estudantes previstos estavam presentes no teste de matemática. Os dados destacam o nível de proficiência com maior concentração de estudantes no estado. Confira mais informações no infográfico abaixo.

No que diz respeito à leitura, 36,5% dos estudantes tocantinenses estão no Nível 2. Conforme a avaliação, no Nível 2 os itens passam a exigir compreensão de textos simples, e considera características do gênero, e o resgate de informações contidas nele. “A proficiência média do estado encontra-se acima da proficiência média da região e abaixo da proficiência média nacional da avaliação de leitura”, diz a avaliação. No quesito, o Tocantins está com 484,95 de proficiência, a região Norte com 469,34 e o Brasil com 507,58.

Na escrita, 52,1% dos estudantes estão no Nível 4. De acordo com a avaliação, no Nível 4, os alunos provavelmente escrevem as palavras apresentadas corretamente, independentemente de sua complexidade, e atendem à proposta de construir uma narrativa, embora ainda possam incorrer em desvios que comprometem parcialmente o sentido desta. Verifica-se que a proficiência média do Tocantins se encontra acima da proficiência média da sua região e abaixo da proficiência média nacional da avaliação de escrita. No quesito, o Tocantins está com 480,2 de proficiência, a região Norte com 470,26 e o Brasil com 500.

Em matemática, 35,1% dos estudantes do Tocantins estão no Nível 2 de Matemática. A ANA aponta que nesse nível, os estudantes provavelmente são capazes de, por exemplo, determinar valor monetário de cédulas ou de agrupamento de cédulas e moedas, sem envolver reagrupamento de centavos em reais; reconhecer figura geométrica plana a partir de sua nomenclatura; identificar frequência associada a uma categoria em gráfico de colunas ou de barras, com quatro categorias; resolver problema de adição ou subtração envolvendo números naturais de até 2 algarismos, sem reagrupamento nos cálculos, com o significado de acrescentar ou retirar e em que o estado final é desconhecido. No quesito, o Tocantins está com 483,2 de proficiência, a região Norte com 456,85 e o Brasil com 508,9.

Leia as outras duas matérias dessa reportagem especial

Parte 1: Alfabetização: caminho para ser parte de uma sociedade
Parte 3: Novo programa do governo federal não apresenta melhorias, diz especialista