Com redução de 35.223 ha de área desmatada, o Tocantins registrou uma queda de 34% na soma de áreas desmatadas em 2020, conforme o  Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Esse dado do órgão estadual foi divulgado nesta segunda-feira, 21,  e está registrado no Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (2020) da plataforma Mapbiomas Alerta.

Conforme o Naturatins, o relatório mostra que no ano passado foram 68.833 há de área desmatada, sendo que em 2019, haviam sido 104.056 ha. O Estado ficou em segundo lugar no ranking das unidades federativas que mais caíram no índice de desmatamento. O primeiro colocado foi o Distrito Federal, com -83%. 

Após o Tocantins, ficaram Goiás com -30%, Mato Grosso com -12%, Roraima com - 9% e Rondônia com -6%. Já Minas Gerais e Acre tiveram uma queda mais leve, ficando com -4% e -2% na área desmatada, respectivamente. .

“Essa redução do desmatamento reflete o resultado dos esforços na intensificação das ações integradas de fiscalização ambiental do Naturatins com os órgãos parceiros no Estado, além da conscientização realizada através da educação ambiental compartilhada pelas equipes”, afirma o diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Instituto, Eliandro Gualberto.