Dados do Atlas da Violência de 2018 apontam que o Tocantins está entre os estados mais violentos da federação. No período entre 2006 a 2016 a taxa de homicídios aumentou em 119% no Estado. De janeiro a abril deste ano 105 pessoas foram assassinadas no Tocantins, uma média mensal de 26,25 mortes intencionais e violentas. Já no ano passado, de janeiro a junho, a Polícia Civil registrou 114 homicídios, com uma média de 19 por mês. O aumento estimado na média desses dois anos foi de 27, 6%. Os dados de 2018 foram referenciados até o mês de abril, porque foi apenas até esse mês que a Secretaria da Segurança Pública consolidou os números no sistema de estatística da pasta. Conforme a Delegacia de Homicídios de Palmas, o número de homicídios no Tocantins cresceu em torno de 150% nos últimos 10 anos, percentual que coloca o Estado como o segundo mais violento da federação, perdendo apenas para o Rio Grande do Norte, onde o crescimento foi em torno de 400% em uma década.

Porém, o déficit no número de peritos, delegados e escrivães, conforme o sindicato, contribui diretamente para a elevação das estatísticas, já que, sem profissionais trabalhando nas investigações dos crimes a tendência é que eles intensifiquem. “É uma conta lógica. Com menos profissionais, as investigações também seguirão em passos mais lentos. Uma alternativa seria a convocação dos aprovados no último certame e ainda assim o déficit existente hoje na polícia não seria sanado. Isso porque precisaria ser realizado outro concurso para aumentar o efetivo”

Concurso

Na semana passada completaram dois anos que os candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil iniciavam o curso de formação na academia de polícia, ministrado em Palmas.