Com quase metade de assistência à animais silvestres, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) teve uma redução nas demandas de 2020. Em relatório divulgado nesta segunda-feira, 28, até o momento 280 espécies silvestres foram recolhidas no Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) neste ano, contra 464 atendimentos ocorridos em 2019. 

Conforme o Naturatins, com a mesma tendência de anos anteriores, das 280 espécies recebidas e assistidas, 211 animais eram aves silvestres, 49 mamíferos, 19 répteis e um aracnídeo. No ano anterior, dos 464 animais silvestres no Cefau, 349 eram aves, 85 mamíferos e 30 répteis. Esses dados são do Sistema Integrado de Gestão Ambiental. 

Essa redução pode ter ocorrido devido ao distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19 e menor contato da população com a natureza. “Foi um ano atípico, mas mantemos nossas atividades, além de cooperações técnicas e parcerias, emitimos 22 autorizações de manejo de animais silvestres, dos 26 processos em análise”, relatou o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues.

“Apesar da diminuição das solicitações de assistência a animais silvestres, após a determinação de distanciamento social, continuamos atendendo todos os chamados. Mantemos equipes em escalas de plantão e após avaliação médica os animais em condições de retorno à natureza foram liberados. Os que precisam de cuidados em cativeiro aguardam a formalização de todos os procedimentos legais e são encaminhados a um criadouro regularizado”, afirma o presidente do Naturatins Sebastião Albuquerque. 

O Naturatins lembra que o Cefau é uma unidade que recebe e oferece assistência aos animais silvestres, vitimados por atropelamentos, queimadas, maus tratos, apreensões e entregas voluntárias. Após a reabilitação da espécie, o animal é devolvido ao habitat natural ou destinado a um cativeiro autorizado.