Por ser considerada uma doença endêmica, conforme o Ministério da Saúde, o combate à meningite deve ser constante e é sempre necessário alertar a importância da vacinação contra a doença. A imunização previne a incidência de grandes números de casos da doença, como no caso do Tocantins, que está há quatro anos sem registrar surtos.

Este ano, conforme a Secretaria da Saúde do Estado, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINANC) confirmou 16 casos de meningites nos primeiros meses. Em 2018, haviam sido confirmados 57 casos de meningites por todas as etiologias, todas as formas da doença.

Já em Palmas, comparando os dados dos últimos cinco anos, um aumento no número de casos foi registrado. Em 2014, haviam sido cinco casos de meningite, sete casos em 2015, nove casos em 2016, oito casos em 2017 e 14 casos em 2018.

Doença

A meningite consiste em um processo inflamatório das membranas que envolvem o cérebro e da medula espinhal, causada por diversos agentes infecciosos, como bactéria, vírus e fungo. A doença pode incidir sobre todas as faixas etárias, mas o maior risco é maior em crianças de até cinco anos.

Conforme lembra a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que entre os principais sintomas estão febre alta, dor de cabeça intensa e contínua, vômito em jato, rigidez de nuca, prostração e confusão mental e podem aparecer manchas vermelhas na pele, que são chamadas petéquia. Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves podem aparecer,  convulsões, delírio, tremores e até mesmo coma.

A transmissão ocorre através das vias respiratórias, por gotículas e secreção do nariz e garganta e por contato prolongado com uma pessoa infectada.

Prevenção

No último dia 17, o Ministério da Saúde divulgou que passará a oferecer na rede pública uma nova vacina contra a meningite. De acordo com Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o Sistema Único de Saúde (SUS) irá disponibilizar o imunizante conjugado que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana (a mais grave): A, C, W e Y. A doença pode ser prevenida também, conforme a Semus, com a tomada de alguns cuidados, como higiene corporal e ambiental adequada, além da realização de quimioprofilaxia dos contatos íntimos de caso confirmado das meningites causadas pelas bactérias.

As vacinas são oferecidas gratuitamente pela rede pública previnem contra os vários tipos de meningites:


- A BCG protege contra meningite tuberculosa e deve ser tomada ao nascer.
- A Meningocócica C protege contra doenças invasivas causadas pela bactéria Neisséria meningitidis, a primeira dose é aos três meses de vida, a segunda aos cinco meses e aos 12 meses toma-se o reforço. Mais um reforço deve ser feito na adolescência.
- A Pneumocócica 10 protege contra pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas por Pneumococo; também são três doses, uma aos dois meses de vida, outra aos quatro meses e o reforço aos 12 meses.
- A Hib, que está inclusa na vacina Pentavalente, protege contra meningite e outras doenças causada por Haemophilus influenzae B; a primeira dose é administrada aos dois meses, a segunda aos quatro meses e a terceira aos seis meses.