Nove dias após anunciar os dois primeiros casos suspeitos de coronavírus no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), começou a realizar testes para o diagnóstico da Covid-19 (doença causada pelo coronavírus). Os dois casos confirmados em Palmas tiveram diagnóstico por um laboratório particular.

Os kits recebidos pelo Estado são provenientes do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).  A pasta informou que o Estado recebeu 96 testes do Ministério da Saúde e espera receber remessas semanalmente. O resultado dos testes tem previsão para serem divulgados em 72 horas (três dias), após a chegada das amostras ao Lacen.

Anteriormente, o material biológico dos pacientes era coletado e encaminhado para laboratórios localizados fora do Tocantins, como o Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo. Os primeiros casos suspeitos ainda aguardam o resultado do exame.

A SES explica que os exames foram descentralizados aos Laboratórios de Referência Estaduais, pelo Ministério da Saúde, com a distribuição da primeira remessa de testes padronizados via Coordenação Geral dos Laboratórios do Ministério da Saúde (CGLAB). Os profissionais do Tocantins receberam capacitação no Instituto Evandro Chagas (IEC/MS), em Belém (PA) para realizar os exames.

Os exames que serão realizados são de biologia molecular, ou seja, identificam a presença do gene do vírus (SARS-CoV-2) na amostra, seguindo a técnica de Reação da Cadeia da Polimerase em tempo real (PCR-RT), aponta a SES. Ou seja, não haverá a necessidade de contraprovas.

A SES ressaltou que os testes serão realizados em conformidade com as recomendações do Ministério da Saúde e Vigilância Epidemiológica Estadual, isto é, naquelas pessoas com sinais e sintomas de moderados a graves, internados em unidades hospitalares ou com contato próximo (familiar) de casos confirmados. Quanto aos casos suspeitos e sintomáticos leves, a recomendação é para permanecerem em isolamento domiciliar.