Os municípios de Tocantínia e Miracema também entraram na lista de cidades que o uso de máscaras se tornou obrigatório. As medidas por meio de decretos das Prefeituras Municipais visa o combate a pandemia da Covid-19.

Em Tocantínia, o prefeito Manoel Silvino, tomou a decisão após várias reuniões com secretários, líderes religiosos, representantes dos comerciantes e representantes indígenas. Entre as medidas que passam a vigorar a partir desta terça-feira, 5, estão   o uso obrigatório de máscaras em ambientes públicos e privados, além do fechamento de bares, proibição do acesso ao local da praia no rio Tocantins para os banhistas.

É permitida o acesso de pessoas somente para os serviços essenciais comosupermercados, açougues, farmácias, posto de gasolina.  Já as Lanchonetes, restaurantes e padarias podem atender, mas os clientes não podem fazer o consumo dentro do estabelecimento.  As igrejas passam a adotar o rodízio nas celebrações religiosas para evitar presenças de grande número de fiéis.

Já em Miracema do Tocantins, a determinação do uso das máscaras obrigatoriamente passa a valer na próxima sexta-feira, 8. Conforme a gestão, as máscaras serão obrigatórias, por tempo indeterminado, em ambientes públicos ou de livre acesso, no transporte público ou privado de qualquer tipo, estabelecimentos comerciais, industriais e repartições públicas.

Segundo o município, vários órgãos municipais poderão fiscalizar o cumprimento dos decretos de enfrentamento ao coronavírus e quem descumprir as medidas poderá responder por crime contra a ordem e saúde pública, além de multa prevista no decreto de R$ 200 na primeira notificação e de R$ 500, se o infrator for reincidente. Para os estabelecimentos há previsão de suspensão do alvará e imediato fechamento do local.

Outras cidades

Nesta segunda-feira, 4, a obrigação do uso do item nas cidades de  Fátima e Santa Rita do Tocantins  foi divulgado. O item deve ser usado em espaços públicos das cidades e as medidas têm o objetivo de prevenir a propagação da Covid-19.

Em Fátima, além das máscaras a gestão prorrogou até o dia 29 de maio a suspensão das atividades educacionais do município e suspendeu de jogos de bilhar, cartas e dominó na cidade. O cumprimento das medidas será fiscalizado pela Vigilância Sanitária do Município.

Já em Santa Rita, os estabelecimentos comerciais devem seguir a medida do uso das máscaras a partir desta segunda e o descumprimento pode causar multa e perda de alvará. Além disso, todos os moradores da cidade devem usar máscara em espaços públicos como ruas, praças e estabelecimentos. Os inscritos no Cadastro Único e pessoas autodeclaradas carentes receberão as máscaras para proteção.

Também já haviam decretado essa medida como enfrentamento da doença as cidades de: Aguiarnópolis, Angico, Aragominas, Araguaína, Arraias, Bandeirantes, Barra do Ouro,Brasilândia, Brejinho de Nazaré, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Campos Lindos, Carrasco Bonito, Centenário, Colinas, Colmeia, Couto Magalhães, Darcinópolis, Dianópolis, Dueré, Filadélfia, Guaraí, Goiatins, Ipueiras, Itacajá, Itaguatins, Jaú do Tocantins, Juarina, Lagoa da Confusão, Maurilândia, Monte do Carmo Natividade, Nazaré, Nova Olinda, Nova Rosalândia, Palmas, Palmeirante, Pau D'arco, Pedro Afonso, Pindorama, Piraquê, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Presidente Kennedy, Recursolândia, Santa Maria do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Silvanópolis, Sítio Novo, Talismã, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá.