O número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) bloqueados volta a subir no Estado nesta sexta-feira, 28. O Portal Integra Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (SES), até às 15 horas desta data, mostrava 28 unidades exclusivas para atendimento de pacientes de Covid-19 que não estavam em operação. 

Desse número de bloqueados, somente no Hospital Regional de Gurupi (HRG) eram 20 UTIs covid. Os outros oito leitos são em Palmas, em duas unidades particulares, Oswaldo Cruz e o Hospital Santa Thereza. 

O Jornal do Tocantins questionou a Saúde Estadual sobre o motivo do alto número de leitos bloqueados e a previsão de liberação. A redação aguarda o retorno. 

Em nota, a SES disse que "referidos leitos bloqueados – sendo três no Hospital Oswaldo Cruz e cinco no Hospital Santa Thereza – estão sob gestão de empresas contratualizadas, as quais já estão trabalhando para suprir os medicamentos e insumos necessários para a reabertura dos mesmos, o que pode ocorrer a qualquer momento, uma vez que já foram adquiridos", escreveu.

No caso do HRG, os leitos bloqueados são do Hospital Geral de Gurupi (HGG), "ambos de responsabilidade da gestão estadual". Esses leitos segundo a SES são de novas unidades que já estão sendo cadastradas e entrarão em funcionamento nos próximos dias.  "A Pasta está fazendo os testes do sistema para abertura dos leitos e recebimento dos pacientes e, por isso, estes leitos aparecem bloqueados na plataforma Integra de ocupação de leitos Covid-19, mas na verdade, ainda não estão em operação".

Além disso, na nota, a Saúde lembrou que o País tem enfrentando problemas na manutenção de estoques destes insumos e medicamentos. Essa situação ocorre devido a aumento na demanda, entretanto, no Tocantins as unidades hospitalares geridas pelo Estado ainda estão abastecidas.

Em maio, o Estado chegou a registrar entre 15 e 20 leitos bloqueados. Na época, a SES disse que as UTIs foram bloqueadas devido a baixa nos estoques de kits de intubação, conforme notificação das empresas responsáveis. A situação problemática na manutenção de estoques destes insumos e medicamentos ocorre em todo o País.

Situação atual

Atualmente o Tocantins tem 209 leitos, sendo que 181 são UTIs covid ativas. Das unidades em operação, 162 estavam ocupadas até às 15 horas desta sexta. Também havia 19 leitos vagos.