A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza termina na próxima terça-feira, 30, entretanto o Tocantins ainda não atingiu a meta de imunização estipulada e vacinou apenas 81,67% do público-alvo, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

Segundo a SES, ao todo, são 544.114 pessoas que devem ser vacinadas no Estado e todos os municípios estão abastecidos com doses para a vacinação. Essa campanha tem o intuito de imunizar quem faz parte do grupo prioritário contra os três tipos de vírus Influenza mais comuns no Brasil: A (H1N1),A(H3N2) e Influenza B.

Fazem parte desses grupos prioritários pessoas com mais riscos de agravamento da doença que afeta o sistema respiratório. Precisam se imunizar idosos a partir dos 60 anos, trabalhadores da saúde, membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, além de caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo. 

Os povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e professores também devem ser vacinados.  Outros públicos alvos são as crianças de 6 meses até 6 anos, as gestantes e mães no pós-parto até 45 dias, além de e pessoas de 55 anos a 59 anos.