Apesar de apresentar um crescimento nos casos de focos de calor no mês de maio, o Tocantins registrou um alto recuo no número de registros observados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em comparação com o ano passado, o Estado tem apenas 3% mais focos de calor de janeiro a julho deste ano, sendo 1.549 casos, do que no ano passado, quando foram 1.502. Esses números são os contabilizados até esta quarta-feira, 16. 

Antes, no final de maio e início de junho, o Inep registra um aumento de 29% nos números, isso porque no mês passado houve 851 focos de calor registrados, uma marca histórica para o Tocantins. Esse foi o maior número registrado desde que o monitoramento começou a ser realizado, em 1998. Em 2020, no mês de maio eram 446. 

Entretanto, após a primeira semana de junho, que teve em poucos dias 146 focos, o número começou a reduzir no Estado. Até esta quarta-feira, são 416  registros, número bem menor que o registrado em todo o mês de junho de 2020, quando foram 1188 focos de calor. Se o Estado continuar na mesma lógica, o mês terá um índice bem menor que no último ano.  

Formação 

Mesmo com essa queda e para contribuir com esses números, a Defesa Civil Estadual realiza a formação de 1, 3 mil brigadistas para enfrentamento das queimadas no Tocantins. Só nesta semana, 150 pessoas de 12 municípios estão recebendo a formação. Esse trabalho contempla aulas teóricas e práticas, inclusive de primeiros socorros, com conteúdos relacionados à origem, evolução e combate ao fogo. 

O cronograma segue até a segunda quinzena de julho, e atenderá 97 municípios, que tem brigadistas contratados pelas prefeituras municipais. Devido esse processo, as gestões recebem certificado para solicitar o repasse do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviço - Ecológico (ICMS Ecológico), junto ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e  podem cobrir as despesas feitas na contratação dessas equipes.

Segundo a Defesa Civil, que tem parceria com o Corpo de Bombeiros para a formação, ao longo dos anos, essas ações têm registrado evolução nos métodos e também nos resultados dos trabalhos em campo.