Em 2021, o Tocantins registrou uma queda no número de casos de câncer de pele, conforme os dados do Painel Oncologia Brasil. Até o momento, o Estado teve 15 casos contabilizados, enquanto em 2020 eram 41 registros da doença.  Apesar da redução nos números, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) alerta para a campanha para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele realizada em dezembro. 

Conforme a SES, o dezembro laranja é dedicado para as reflexões e alertas sobre as práticas visando evitar o câncer mais comum no país e no mundo. A Saúde Estadual chama atenção da população para os cuidados com a exposição ao sol, além de uso de proteção como chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares – e não somente em horários de diversão, mas diariamente. Também deve se evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16 horas. 

“O câncer da pele é o câncer maligno mais frequente no ser humano e está diretamente ligado à exposição ao sol. Precisamos nos conscientizar que é um tumor de fácil diagnóstico, mas requer atenção. Geralmente são pintas que aumentam de tamanho ou mudam de cor, ou lesões que nunca cicatrizam”, relata a médica dermatologista que atua área da oncodermatologia do Hospital Geral de Palmas (HGP), Luciane Prado.

Luciane também é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que alerta que dos casos de câncer registrado no Brasil, 33% são de pele. “O câncer da pele, quando diagnosticado precocemente, tem 100% de chances de cura. Apesar disso, ainda recebemos pacientes com casos avançados da doença por falta de informação”, explicou a médica.