Em 2018, 55 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito só na Capital, cidade que registrou também no ano passado, uma frota de 187.029 veículos, sendo 77.036 automóveis e 49.353 motocicletas. Segundo um levantamento realizado pela uma administradora do Seguro DPVAT, em nove estados brasileiros o trânsito deixou, em 2018, mais vítimas fatais do que os crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. O levantamento compara o total de indenizações pagas por morte pelo seguro obrigatório e os dados das Secretarias Estaduais de Segurança Pública. O Tocantins ocupa a 8° posição no ranking, com um total de 593 acidentes com vítimas fatais em todo Estado em 2018.

Conforme o projeto Vida no Trânsito, idealizado pela Prefeitura de Palmas, os principais acidentes fatais estão relacionados à ingestão de álcool por parte dos motoristas e o excesso de velocidade.

Porém, para conscientizar os condutores e reduzir o número de mortes, bem como os acidentes em geral causados pela imprudência no trânsito, todo Brasil adere neste mês à campanha Maio Amarelo. A iniciativa pretende chamar à atenção da sociedade para conscientização, empatia e o respeito nas ruas.

A coordenadora do projeto Vida no Trânsito, Marta Malheiro, destaca que a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas desenvolveu uma campanha para trabalhar com diversos segmentos da sociedade a fim de conscientizar sobre um trânsito seguro. “A mobilização é para que todos reconheçam o problema e tenham conscientização e atitude para que juntos possamos buscar uma solução para reduzir o número de acidentes e bater de frente com esse problema. Batemos muito na tecla da mudança individual, ou seja, qual a contribuição que cada um pode dar nesse problema. Estamos abertos para apoiar as iniciativas que as empresas e instituições quiserem desenvolver relacionadas à mobilização de um trânsito seguro”, observa.

Balada Segura

Uma das ações realizadas pelo projeto é a operação Balada Segura, que é um programa permanente no combate à alcoolemia no trânsito coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran).

De acordo com Marta, após bons resultados o programa foi expandido a outros municípios, Palmas aderiu ao projeto em março do ano passado e desde então realiza blitzs nas vias da cidade de quarta a domingo. A ação ocorre tanto em locais de grande concentração de bares e casas noturnas, como em roteiros de deslocamento para festas e eventos. “O objetivo é combater, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. O projeto reúne as forças de segurança e intuições parceiras preocupadas com os índices de mortes provocadas pela associação álcool e direção”, ressalta.