A previsão da chegada das primeiras doses pediátricas de vacinas contra Covid-19 no Tocantins é nesta sexta-feira, 14, conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES).  Serão 10,7 mil vacinas para a imunização de crianças de 5 a 11 anos, com a vacinação de seguindo a ordem de comorbidades e deficiências permanentes, posteriormente das faixas etárias decrescentes, conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

Entretanto, as doses somente poderão ser usadas após aprovação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), que faz análises de qualidade dos imunizantes conforme pedido pelo Ministério da Saúde (MS). Apesar dos estudos não terem sido finalizados, o MS já começou a distribuição aos Estados para que assim que a liberação for aprovada a imunização iniciar. 

“Nossa previsão é que o início da vacinação das crianças, no Tocantins, ocorra na próxima semana”, disse a gerente de Imunização, Diandra Rocha. 

Captações para a vacinação  

Conforme a SES, a Superintendência de Vigilância em Saúde e Gerência de Imunização começa nesta sexta-feira uma série de capacitações sobre as práticas de vacinação, principalmente, sobre a nova fase de imunização contra Covid-19 para esse novo grupo. 

A primeira reunião será realizada às 9 horas pela plataforma Zoom, com o tema “Boas Práticas de Vacinação”. Já na quarta-feira, 19, às 8h30, acontecerá a Reunião Macrorregional da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, para região de saúde Macro Norte  e da Macro Sul.

“Estas reuniões são extremamente importantes para que possamos continuar alinhados, no que diz respeito à imunização da população, e, principalmente, tirar todas as dúvidas das equipes, a fim de melhorar o serviço de saúde. Iniciaremos a vacinação de um novo grupo e precisamos planejar e debater todo o processo juntos”, afirmou Diandra Sena.

Vacinação de adultos

A gerente reforça ainda que o Tocantins possui  disponível estoque para o público adulto de todos os imunizantes. "Solicitamos que a população busque as unidades de saúde para se imunizar, uma vez que todos os municípios têm doses disponíveis. Os casos estão aumentando em todo o país, porém, com menor gravidade e isso é resultado da vacinação”, salientou

Chegada das doses no Brasil

O avião com as doses pediátricas aterrizou no Brasil nesta quinta-feira, 13. O lote de 1,2 milhão de doses da Pfizer (Comirnaty) será distribuído para Estados e Distrito Federal, de forma proporcional ao número de crianças em cada unidade da Federação, conforme o Ministério da Saúde. 

A imunização desse público não será obrigatória e deve começar pelo grupo prioritário, como crianças com comorbidades e deficiências permanentes. Essa é a primeira remessa das 4,3 milhões de doses pediátricas da farmacêutica americana que devem ser entregues ao Governo Federal ainda em janeiro. 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi a Guarulhos acompanhar de perto a chegada dos imunizantes e disse que, até o final de março, o País deve contar com 20 milhões de doses da vacina infantil, e a vacina poderá ser aplicada nos filhos dos pais que assim desejarem atendendo aos critérios estabelecidos pela Anvisa.

Ao todo, o Ministério da Saúde já encomendou 20 milhões de doses dos imunizantes. A previsão é que todas sejam entregues no primeiro trimestre. Além das unidades de janeiro, 7,3 milhões devem ser entregues em fevereiro e outras 8,4 milhões em março.

Imunização de crianças

Ainda segundo o MS, a inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) o esquema vacinal para crianças terá o intervalo de oito semanas. Esses imunizantes têm dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos, sendo que a vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas). 

Além disso, a tampa do frasco da vacina virá na cor laranja para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. A autorização dos pais é necessária para a  imunização desse público.