Atualizada às 17:47

Com a autorização de autonomia aos estados em decidirem quais municípios aplicar os imunizantes da Janssen, o governador Mauro Carlesse disse que distribuirá as doses entre Palmas, Araguaína e Gurupi. O Tocantins receberá do Ministério da Saúde (MS) 10.250 vacinas desse imunizante. 

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) disse que o MS anunciou o envio das doses, entretanto o Estado ainda aguarda a nota técnica com as orientações sobre data da chegada das doses e o público a ser vacinado. 

Porém, devido a Câmara Técnica de Imunização do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) dar autonomia aos Estados para decidirem em quais municípios aplicar os referidos imunizantes, o Estado decidiu que os três maiores municípios receberam as doses. 

O Jornal do Tocantins questionou a SES ainda sobre o quantitativo de imunizantes que serão enviados as secretarias municipais de Saúde desses municípios, mas a Saúde Estadual não respondeu a essa demanda, somente disse que  “a distribuição se dará de forma proporcional ao público alvo”.

Na nota, a SES afirma que essa distribuição tem como base as determinações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO) “o qual toma por base a população dos municípios e, também, os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde”, escreve. 

Janssen

Nesta terça-feira, 22, o MS anunciou que o primeiro lote de 1,5 milhão de doses da vacina contra a covid-19 da Janssen, unidade farmacêutica da Johnson & Johnson, chegou ao Brasil. O avião que trouxe a remessa pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos no início da manhã. 

Foram encomendadas pelo governo federal 38 milhões de doses dessa empresa, entretanto a empresa enviou 1,5 milhão de doses. “Essa vacina tem a vantagem de ser dose única e, com isso, conseguimos avançar no nosso programa de imunização. A certeza é a de que até setembro teremos imunizado toda a população acima de 18 anos. É a esperança de colocar fim ao caráter pandêmico dessa doença”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ainda nesta terça. 

A recomendação inicial  do MS era que as doses fossem enviadas às capitais, mas ainda será feita negociação com os Estados. As doses devem ser aplicadas até agosto.

Redes sociais

Agora pouco, por volta das 17h30, o governador publicou nas redes sociais um vídeo sobre o assunto: