O Tocantins diagnosticou mais de 100 casos de Covid-19 em pacientes que são residentes em outras 16 unidades federativas, sendo que os Estados líderes desse ranking são Pará, Maranhão, e Paraíba, que somados tem 66,5% do total dessas testagens de moradores de fora do Estado. Ao menos quatro mortes de residentes de outros estados também ocorreram em unidades hospitalares tocantinenses.  

Esses dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e contém as informações dos Boletins Epidemiológicos até está terça-feira, 19. Conforme a SES eram 102 casos, sendo 79 diagnósticos positivos realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) e 23 em testes rápidos. 

Entretanto esse número já chega aos 113, contabilizando os números divulgados no 66º boletim epidemiológico, desta quarta-feira, 20, quando foram 11 positivos para os estados de Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará e São Paulo.

Diagnósticos

Conforme os números da tabela os Estados que mais tem diagnósticos no Tocantins são vizinhos de divisa, com exceção da Paraíba que chega a 14 pacientes infectados pela doença, os demais são Pará com 28 testes positivos, Maranhão com 17, Goiás com 13. 

As outras unidades federativas com moradores testados positivos no Tocantins têm números inferiores a dez, sendo que no Mato Grosso eram cinco diagnósticos, Bahia dois e Piauí um. Entretanto, esses números eram os levantados pela SES até a terça-feira, e alguns Estados, inclusive os que fazem divisa já tem mais testagens positivas para esta quarta. 

Outro número que chama atenção na tabela da Saúde Estadual é referente às cidades dos pacientes infectados pela Covid-19, sendo Caapora na Paraíba a com mais registros, 10 diagnósticos positivos. Posteriormente, estão duas capitais, Imperatriz com nove casos e Goiânia com sete casos. 

Também conforme a SES, são sete casos de residentes do Sudeste (três de São Paulo e quatro de Minas Gerais) e seis do Sul (três do Paraná e três de Santa Catarina). Outros 19 do Centro Oeste, 28 do Norte e 42 do Nordeste. 

Mortes

Já no que se refere às mortes de pacientes de outros estados que ocorreram em unidades hospitalares tocantinenses, o Jornal do Tocantins aguardou os dados até está quarta, mas a SES não repassou e havia informado que estava levantando esses números. Entretanto em pesquisa da redação aos Boletins Epidemiológicos da SES divulgados diariamente, ao menos quatro óbitos de moradores de outras unidades federativas registrados. 

Os casos de óbitos estão nos Boletins de número 58º e 51º, sendo que dois pacientes são caminhoneiros. Um caminhoneiro de 61 anos hipertenso e diabético, morador de Aparecida de Goiás (GO), que estava internado no Hospital Regional de Guaraí (HRG) e faleceram no dia 11 de maio, já outro caminhoneiro de 65 anos, também diabético e portador de doença cardíaca crônica. Esse segundo caso, o homem estava internado no Hospital Dom Orione, em Araguaína, faleceu no dia 10 de maio e é residente de Sete Lagoas (MG). 

Já outros dois casos, conforme a SES, também de homens são de um de 51 anos diabético e portador de doença cardíaca crônica. Esse paciente era morador de Parauapebas (PA) e estava internado no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA), quando faleceu no dia 11 de maio. Por último é o caso de um homem de 86 anos de Brasília, que estava internado na rede privada da Capital.