Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) anunciou nesta quarta-feira, 7, que será o primeiro do País a ter um sistema único de videoconferência 100% conectado. De acordo com o órgão, a integração será alcançada nesta semana após a instalação do Sistema de Vídeo Conferência e Audiência do Tocantins (Sivat), na Comarca de Araguaína, através da plataforma licitada Yealink.

Iniciada no final do mês de fevereiro, a implantação alcançou todas as 40 comarcas em abril. O TJTO ressalta que a conexão virtual de todas as unidades do Poder Judiciário dará mais efetividade aos serviços ofertados pela Justiça.

“O Judiciário do Tocantins é reconhecido nacionalmente por sua vanguarda tecnológica e mais uma vez avançamos nesta área com a implantação do sistema de videoconferência próprio do Tribunal”, ressaltou o presidente do TJTO, desembargador João Rigo Guimarães, no início da implantação do projeto. O TJTO também é o primeiro tribunal 100% eletrônico do País.

Nesta quinta-feira, 8, em forma de celebração, haverá uma videoconferência, a partir das 10 horas, entre o presidente do TJTO, o diretor do Foro local, Fabiano Ribeiro, que estará em uma das salas de audiências virtuais do 1º Juizado Especial Cível Criminal de Araguaína, ao lado do juiz Deusamar Alves Bezerra, titular da unidade, e do juiz Kilber Correia Lopes, titular do 2º Juizado Especial Cível Criminal.

Cinco unidades contempladas

Na Comarca de Araguaína as salas de audiências virtuais foram instaladas nas seguintes unidades:

1ª Vara Criminal - Juiz Francisco Vieira Filho

2ª Vara Criminal - Juiz Antônio Dantas De Oliveira Junior

3ª Vara Criminal - Juíza Gisele Pereira de Assunção Veronezi

1º Juizado Especial Cível Criminal - Juiz Deusamar Alves Bezerra

2º Juizado Especial Cível Criminal - Juiz Kilber Correia Lopes