A prefeitura de Araguaína, Norte do Estado, apertou o cerco contra os terrenos sujos que podem se tornar criatórios do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e o zika vírus. No mês de novembro, através de um mapeamento feito em toda a cidade, o município identificou 7.506 terrenos sujos em vários bairros.

Os proprietários foram identificados e receberam uma notificação com um prazo de cinco dias para fazerem a limpeza. Uma Lei Municipal obriga os proprietários a fazerem a limpeza, incluindo a retirada do lixo sob pena de multa em caso de descumprimento. De acordo com a lei, a multa varia de R$ 100 a R$ 50 mil reais por imóvel.

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, só até o mês de novembro foram mais de 800 casos de dengue confirmados em Araguaína, aumento de 96% em relação ao ano de 2014 inteiro. 85% dos criatórios do Aedes aegpyti estão nas residências. “Estamos criando o mosquito, se cada um não fizer a sua parte, não vamos minimizar esse problema”, disse o secretário municipal de Saúde, Jean Coutinho.