Alerta do inmet é de chuvas fortes com ventos e descargas elétricas, o que

são consideradas normais para o período no Estado

Enfim, o período chuvoso parece ter voltado para ficar e o calor deve dar uma trégua para os tocantinenses nos próximos dias, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Tocantins, assim como nos estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Distrito Federal, a previsão é de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, o que pode causar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Segundo o professor e meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luís Cabral, as chuvas já são esperadas para os próximos dias e lembrou que o mês de setembro choveu bastante. “Agora com o grande fenômeno atmosférico que está contribuindo para o número de área de estabilidade sobre nossa região, a gente espera que o período chuvoso possa vir a se estabelecer. A gente também espera que nos próximos três meses sejam meses de normalidade climatológica, ou seja, o que sempre acontece nesta época do ano.”

Em relação à quantidade de chuvas durante este ano, Cabral explica que foi abaixo, sendo que o período chuvoso é considerado entre outubro e abril. “Essa parte de 2016, em janeiro foi muito bom de chuva, mas fevereiro secou e só voltou a chover praticamente em setembro, então tivemos um longo período de estiagem”, explica.

O meteorologista informa ainda que as nuvens, conhecidas como cumulus e nimbus, têm características de tempestade, mas isso não significa que na região seja perigoso. “A nuvem que produz a chuva tem essa característica, pela proximidade com a Linha do Equador. As altas temperaturas dos últimos dias, associadas à entrada de umidade, realmente produzem nuvens com essa característica, é uma chuva de forte impacto, mas nada que o tocantinense não conheça”, finaliza.

De acordo com o superintendente estadual de Defesa Civil, Peterson Queiroz de Ornelas, nos três maiores centros do Estado, a preocupação maior é com Araguaína, Norte do Estado, onde já foram registrados 1.087 mm de água de janeiro até sexta-feira. Neste mês a previsão ficava em torno de 25 a 30 mm de água, porém atingiu 49 mm. Em Palmas e Gurupi, Sul do Estado, os registros são de 804 mm e 646 mm de água em todo o ano, respectivamente, ficando abaixo do esperado. Os ventos poderão atingir até 99km/h.