Julho sempre sinônimo de sol, praia, lazer e muita diversão nas praias e contou com vasta programação em Palmas e nos outros municípios do Estado. Entretanto, mesmo com o fim da temporada de férias, as praias da Capital ainda estão próprias para banho, conforme informou a Prefeitura de Palmas.

Um boletim de balneabilidade emitido no início do mês atestou a possibilidade de uso das águas do lago, conforme determinado pela Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que determina que as águas doces destinadas ao banho tenham sua condição avaliada nas categorias próprias e impróprias.

Nas cinco praias de Palmas, Arnos, Graciosa, Prata, Buriti e Caju, foram avaliadas nas duas últimas semanas de julho, e atestadas como excelente conforme determinado na resolução.

O municípip destaca que as águas próprias para banho podem ser divididas em excelente; quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas houver, no máximo, 200 Escherichia coli (E. coli) por l00 mililitros; muito boas quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras houver, no máximo, 400 E. coli por 100 mililitros. Serão satisfatórias quando houver no máximo 800 E. coli por 100 mililitros; e imprópria e a que o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 E. coli ou quando existirem ocorrências que possam ocasionar risco à saúde do banhista, e o banhista deve evitar contato.