Como já de tradição anualmente, o Distrito de Taquaruçu se tornará Capital por Um Dia, neste sábado, 1º. A iniciativa é uma forma de homenagear a localidade que abriu mão do estado de cidade, antigo município de Taquaruçu do Porto, e cedeu o próprio território para a construção e criação de Capital.

Ao longo de todo esse sábado, a Prefeitura de Palmas oferece uma gama de serviços para a população local, na área da saúde e com atendimentos do Resolve Palmas. Além disso, a gestão durante a semana começou a realizar, nas principais avenidas e praças, serviços de manutenção de paisagismo.

A Praça Joaquim Maracaípe também recebeu serviços de jardinagem e a instalação de infraestrutura elétrica no espaço onde funciona a feirinha. Outra atividade realizada foi que todas as ruas do Distrito recebem serviços de capina, tapa-buracos e a pintura de meios-fios.

Solenidade

Logo cedo, a prefeita Cinthia Ribeiro recebeu vereadores na Escola Crispim Pereira Alencar, em Taquaruçu, a Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) realiza uma apresentação em um momento cívico e a também tradicional sessão solene da Câmara de Vereadores.

Atendimento

A partir das 14 horas, o atendimento ao público acontece na mesma unidade escolar com a prestação de serviços pelas secretarias e autarquias do Município. Os órgãos farão o atendimento para encaminhamentos a pedidos, recebimentos de novas demandas e orientação acerca de programas e projetos existentes.

Conforme a Prefeitura, serão atendidos, além do Distrito, moradores de comunidades vizinhas, como Buritirana e Taquaruçu Grande. Ao todo serão 10 salas de atendimento até às 18 horas.

Na área cultural, haverá exibição de curtas e animações pertencentes a uma mostra alusiva as comemorações dos 30 anos de Palmas. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) oferecerá orientação sobre os programas sociais.

O Resolve Palmas manterá oito guichês para emissão de boletos de impostos, abertura e renovação de alvarás sanitários, pedidos de certidão de uso de solo e alvará de construção, protocolo de pedidos de licenças ambiental, atualização de cadastro habitacional e consulta a informações relativas a multas de trânsito.

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Palmas (Seturb) estará nos guichês para emissão de segunda via de carteira de passaporte urbano e crédito de passes de transporte. A empresa BRK, responsável pela distribuição de água na Capital, também prestará serviços a população.

Haverá também serviços protocolares na área de meio ambiente, habitação, vigilância sanitária, desenvolvimento urbano.

No caso da saúde, serão realizados diferentes atendimentos como o teste rápido de leishmaniose visceral canina e para HIV, sífilis e hepatites virais, além d vacinação antirrábica de cães e gatos, o  de gatos. Já o Hemocentro de Palmas estará presente para a realização de coleta de sangue e cadastro de medula óssea, das 8 às 11 horas, na mesma unidade escolar.

Além disso, haverá serviços de orientação ao consumidor sobre relações de consumo, atendimento preliminar de demandas conflituosas entre consumidor e prestadores que serão prestados pelo Procon  Municipal. Também podem ser consultadas, gratuitamente, a situação da população no SPC e Serasa. Haverão atividades voltadas para o turismo na região e a divulgação do Projeto de Reestruturação Turística de Taquaruçu.

A comunidade será atendida também troca de óleo de cozinha por mudas de espécies nativas, doação de mudas, apresentação do projeto de combate e prevenção de queimadas, cinema na Escola, divulgação do Palmas Solar, reunião com segmento do Turismo e Economia  Criativa, cortes de cabelo masculino, troca de óleo de cozinha por mudas de espécies nativas.