Ramis Tetu

Ramis Tetu
ramis.tetu@gmail.com
Jornal do Tocantins - Sustentabilidade
Sobre a democracia e o mundo digital

O universo da internet revolucionou a vida humana, queimou barreiras e distâncias físicas, linguísticas, sociais e econômicas entre as pessoas e o conhecimento, turbinou a interação e a comunicação, nivelou o global e o local. Temos acesso quase que ilimitado a ideias, ideais, campanhas, dados, técnicas, estudos, fatos, pessoas; podemos nos formar e informar. Isto cria um sem fim de boas oportunidades a nível pessoal, profissional, técnico e institucional. Junto delas, surge o dever ainda maior de participar do ciclo completo da democracia: conhecer, eleger, influenciar, fiscalizar e cobrar os representantes; participar da melhoria das políticas públicas, cidades, cadeias produtivas; pautar causas e temas; enfim ajudar a construir a nação Brasil. Tantas facilidades não admitem mais desculpas.

Redes

Qualquer causa, interesse, tema ou problema pode ser melhor trabalhado unindo forças, conhecimentos, olhares e opiniões diversas por meio de redes virtuais especializadas virtuais. Os exemplos são muitos.

Ameaças

A era digital traz também desafios e ameaças: fofocas, superficialidade, fake news, psedudotécnicas, difamação, manipulação, desinformação, baixa web, radicalização. O pior do ser humano exponencializado pela internet e seus efeitos manada e escondido, com as bênçãos de Goebells.

Oba-oba e ação

Existe um ponto de equilíbrio entre o ativismo na internet e a ação na realidade e nas causas dos territórios, das diversas gentes, bichos, plantas, solos, águas e clima. De um lado, não usar a web é desprezar uma arma poderosa; de outro, não sair dela é criar um mundo de soluções falsas, presas no vazio virtual. O dever cumprido existe apenas nos resultados do mundo real.

Valores

Por tudo isto, a internet é um território, é um meio que exige estratégias e táticas. O fim são as causas, os valores, obtidos no universo da ética, filosofia e sabedoria. Eles é que irão determinar a nossa responsabilidade digital, subordinada às nossas outras responsabilidades como cidadãos, empresas, instituições e governos.

Oportunidades

O mundo digital nos possibilita adquirir conhecimentos de inúmeras áreas e para fins diversos; aproximar, fortalecer e mobilizar tribos; aprofundar a discussão de temas, dialogar, interagir com pessoas e grupos sociais; arrecadar recursos; divulgar e ofertar produtos e serviços em qualquer escala.

Responsabilidades

Tamanha facilidade digital obriga os cidadãos a votar com consciência, após estudo e reflexão; a conhecer o trabalho, métodos e resultados dos diversos atores políticos. E do outro lado, obriga os governos e parlamentos a evoluir rápida e drasticamente a sua forma de interação com a sociedade. É impressionante o quanto eles, salvo honrosas exceções, ainda são atrasados, analógicos e nada lógicos: informatizam a arrecadação e o marketing político, mas não a transparência e a comunicação em via de duas mãos.

- Avalie e cobre qualidade dos sites das prefeituras e órgãos do estado;

- Navegue nos sites:

Observatório Internacional da Democracia Participativa;

Democracia Digital da FGV; Politize!; TchauQueridos;

e Poder do Voto;

- Cheque boatos em E-farsas e Boatos.org

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários