Ramis Tetu

Desenvolvimento exige ambientes facilitadores

As oportunidades da vida algumas vezes são portas abertas pela sorte, mas via de regra são portais construídos pelos indivíduos, instituições e governos, para si e para os outros. O desenvolvimento, quer seja de pessoas, empresas, cidades ou nações, pode ser entendido como um processo, individual e/ou coletivo, de busca e criação de oportunidades por meio da construção de situações e ambientes propícios para que elas surjam em diversas dimensões. Elas exigem trabalho, mérito, empenho, pois raramente são presentes, mas sim conquistas.  

Fábricas de oportunidades

Governos tem o poder e a responsabilidade de construir não só estruturas, mas também ambientes e cenários ricos em boas oportunidades para todos, nas dimensões de: educação, saúde, esportes e cultura, paz e coesão social, emprego, negócios, ciência & tecnologia, etc. A partir daí, fica mais fácil para mais pessoas se desenvolverem a partir de boas escolhas e mérito próprio. Esta é uma poderosa estratégia na lógica desenvolvimentista, que resulta em bons e legítimos frutos na dimensão política e eleitoral. 

Fábricas de privilégios

Há algo de muito errado com o Brasil, suas instituições e governos, quando a maioria das pessoas sonha e enxerga como a grande oportunidade de sua vida o concurso público, equivalente a ganhar na loteria. As oportunidades devem existir e ser pensadas para todos, em distintos campos da vida e das profissões, mas em especial na produção, no trabalho, no mérito.    

Responsabilidade inerente

Pelas leis universais de justiça, as oportunidades trazem consigo uma enorme responsabilidade, correspondente e proporcional. É preciso honrá-las.  

Fábricas de infortúnios

Estruturas estatais ineficazes, lógicas eleitorais, ideologias, projetos de poder desvinculados do bem comum, corporativismo, burocracia, corrupção: ingredientes que não só inibem a criação de boas oportunidades para as pessoas, mas criam ambientes tóxicos, propícios à proliferação do mal. O azar também é fabricado em grande parte.

Motor

Empreendedorismo é o princípio mais importante para que pessoas e instituições se transformem em máquinas ou fábricas de oportunidades – para si e para os outros. Com ele, surgem um monte de outras ferramentas: autorresponsabilidade, iniciativa, inovação, disciplina, foco, estratégias, comunicação ...     

Custo de oportunidade

Oportunidade é algo tão importante que a economia criou este conceito especial para comparar distintas escolhas e suas consequências. Ele vale não só para a economia, mas para tudo na vida.   

Redenção diária

Cada dia deve ser entendido como uma nova oportunidade de releitura, reinício e até redenção das nossas vidas. Não precisa esperar o Ano Novo. Feliz Dia Novo.    

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários