A Polícia Civil prendeu o suspeito de ser o autor do homicídio de um idoso encontrado em uma cova rasa às margens do Rio Tocantins, em Peixe, na última terça-feira, 25. O delegado João Paulo Sousa Ribeiro afirma que a suspeita é que o crime teria sido encomendado pela própria vítima que teria chegado à cidade em 21 de fevereiro e tentado encontrar um veículo que o levasse até a ponte sobre o rio Tocantins.

O delegado diz que a vítima chegou a ir até a ponte, onde estava o suposto autor, de 44 anos, que vivia em situação de rua. “Segundo o depoimento, o homem teria se aproximado e a todo o momento relatava para o autor de que precisava de um favor dele”, explica a autoridade policial.

Neste encontro, os dois teriam passado por muita negociação e a vítima teria oferecido R$ 1,5 mil, em cheque, para que o suspeito cometesse o crime. “Ele disse que nem precisava de tanto dinheiro, só o valor para consertar sua bicicleta seria suficiente”, ressalta o delegado.

Durante a investigação, a Polícia Civil recuperou o cheque, já circulando no município de São Valério de Natividade, próximo à cidade de Peixe. No dia em que o crime foi descoberto, a Polícia encontrou também o documento de identidade da vítima e o facão que teria sido utilizado durante o crime. O suspeito também teria usado uma faca artesanal, conhecida como “chuncho” que disse ter jogado este no rio Tocantins.

Crime

Durante o depoimento ao delegado, o suspeito teria dado detalhes do crime, como a preparação para o local, enquanto a vítima teria permanecido sentada, “aguardando a própria execução”. “A vítima chegou a pedir que o autor o jogasse da ponte, porém o autor recusou, uma vez que trabalha na região como pescador artesanal”, afirmou.

Ainda conforme informações colhidas em depoimento, a vítima teria tirado toda a roupa, deixando apenas uma peça cobrindo o rosto. Em seguida, o autor teria desferido três golpes de ‘chuncho’ no peito esquerdo e outro golpe no peito direito. “Ao observar que o homem ainda estava vivo e solicitava a consumação do ato, o autor informou que pegou um facão e desferiu vários golpes na região do rosto e mandíbula da vítima”, frisou Ribeiro.  

A autoridade policial pediu prisão temporária do suspeito por um período de 30 dias para conclusão do inquérito. Após o depoimento, o suspeito foi encaminhado para a Cadeia Pública de Peixe, onde ficará à disposição do Judiciário.