Um homem investigado pela Polícia Federal (PF), suspeito de armazenar 4.524 imagens contendo abuso sexual contra criança e adolescente foi preso em flagrante delito na manhã desta quarta-feira, 13, em Araguaína, região norte do Estado. 

A prisão ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na operação Velar da PF. Segundo a corporação, o objetivo da ação é investigar um morador de Araguaína suspeito de armazenar fotos e vídeos relacionados a abuso sexual infantil.

A investigação apura a divulgação e transmissão de imagens ou outros registros que contenham cenas de sexo explícito ou pornografia envolvendo crianças ou adolescentes na cidade.

Conforme a polícia, nesta fase da investigação, foi dado cumprimento ao mandado expedido pela Justiça Estadual do Tocantins.

Também de acordo com informações da polícia, o trabalho de investigação decorre de uma cooperação técnica investigativa entre a Polícia Federal e National Center for Missing and Exploited children (NCMEC), que em português significa Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas.

A organização informou à PF sobre a ação de um morador da cidade que armazenava grande quantidade de imagens com conteúdo relacionado ao abuso infantil.

Operação Velar 

A Polícia Federal informou que o nome “Velar” faz referência ao seu compromisso de permanecer vigilante e reprimir crimes de armazenamento e compartilhamento de vídeo e imagens contendo abuso sexual, envolvendo criança ou adolescente pela internet.