Em mais uma ação da Operação Attack Mestre, a Polícia Civil prendeu novamente um dos suspeitos de ser integrantes de uma organização criminosa especializada na prática de extorsões virtuais. A prisão ocorreu nesta terça-feira, 29, em Goiânia (GO), mediante o cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça do Tocantins. 

Conforme a Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos, responsável pelo caso, o detido, de 31 anos,  é investigado por praticar os ataques cibernéticos e ser o mentor intelectual dos crimes. Esse mesmo suspeito havia sido preso temporariamente ainda em agosto na primeira fase da operação e, posteriormente, liberado, já nesta segunda fase, ocorrida nesta terça, a detenção é preventiva. 

Após os procedimentos legais cabíveis, o homem foi recolhido à Penitenciária de Goiânia, onde permanecerá aguardando o recambiamento para o Tocantins.

Investigação

Segundo a Polícia Civil, o grupo investigado realizaria extorsões após ataques de negação de serviço distribuído contra provedores de conexão de internet. Durante a ação criminosa, os investigados interrompiam as conexões de internet banda larga de centenas de milhares de usuários, tanto pessoas físicas quando jurídicas. 

O problema afetava todas as federações brasileiras e afetava até mesmo a prestação de serviços essenciais. A Polícia Civil descobriu que a extorsão ocorria contra os proprietários provedores para que pagassem valores em criptomoedas para que o serviço fosse restabelecido.

As investigações apontaram que o grupo tinha conhecimentos avançados no campo da tecnologia da informação e faziam usava uma estrutura extremamente complexa, com diversos computadores infectados por Bots, conhecidos como “zumbis”. 

Após a descoberta desse esquema, a Polícia Civil deflagrou a Operação Attack Mestre – DDoS, em agosto, com participação do Tocantins e Goiás. Na época, cinco mandados de busca e apreensão em São Paulo e Goiás haviam sido cumpridos, além de dois mandados de prisão temporária. Um dos presos é conhecido no mundo do crime pelos Topyari e Darkdante.