O número de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) subiu para 79 no Tocantins. De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), até o momento dois casos estão confirmados (ambos em Palmas) e outros 17 foram descartados. 

Os casos foram notificados nos municípios de Palmas (48 casos), Araguaína (nove), Gurupi (sete), Pedro Afonso (três), Bandeirantes do Tocantins (dois), e Nova Olinda, Miracema do Tocantins, Xambioá, Arapoema, Paraíso do Tocantins, Augustinópolis, Cariri do Tocantins, Porto Nacional, Silvanópolis, um caso cada. Ainda de acordo com a SES tem mais um caso de uma paciente que reside em outro Estado.

Já os resultados laboratoriais das primeiras amostras enviadas ao laboratório de referência nacional Instituto Adolfo Lutz - IAL, ainda não foram liberados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen).

Palmas

Em Palmas, de acordo o Boletim Epidemiológico da Prefeitura, até o final da tarde deste sábado, 51 casos foram notificados na Capital, sendo dois confirmados e 15 descartados.

O segundo caso de contaminação pelo coronavírus em Palmas teve sua confirmação na noite desta sexta-feira, 20, por um laboratório da rede privada de saúde. O caso já havia sido notificado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a paciente estava em observação domiciliar. Mas durante a semana, a paciente teve uma piora no seu quadro de saúde e foi internada em leito de UTI de hospital privado, mas teve alta da UTI na sexta.

Segundo a Semus, todas as pessoas que tiveram contato mais próximo com a paciente estão sendo monitoradas.

A Semus reforçou ainda que o paciente atendido pelo Samu na tarde deste sábado, apresentando tosse e falta de ar, foi conduzido pela equipe de socorristas até um hospital particular da Capital e a equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Palmas (CIEVS) já está realizando o monitoramento do caso e solicitou o isolamento domiciliar de todos que tiveram contato com o paciente suspeito de infecção pelo coronavírus.

Disque Coronavírus

Desde a última quarta-feira, 18, a Prefeitura disponibilizou o serviço Disque Coronavírus no qual técnicos especialistas da rede de saúde tiram dúvidas sobre os sintomas da doença, formas de prevenção e de isolamento, além de como proceder em caso suspeita do contágio. Os profissionais estão à disposição de segunda à sexta, no período de 7 às 19 horas. Os atendimentos são feitos pelos números (63) 3218-5643 e 3218-5458.