Uma publicação nas redes sociais feita por uma moradora de Gurupi, Sul do Estado, chamou atenção sobre a suposta negligência com os animais no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade. A postagem seria um alerta sobre o descaso, incluindo o fato de animais mortos estarem misturados aos vivos nas baias. Na foto publicada, cachorros mal nutridos aparecem deitados em meio a fezes e sujeira.

Laiza Ponci Brito, que faz parte da Associação Vitória dos Bichos, conta que a situação do CCZ já foi bem pior e que o grupo chegou a socorrer animais que estavam sem água e alimentos no local. “Já recebemos denúncias de que animais estavam muito agitados e quando chegamos lá não tinha comida e água para eles”, afirma.

Diane Perinazzo, presidente da associação, diz que o projeto tenta resgatar e cuidar do maior número possível de animais em Gurupi, no entanto, sem apoio do poder público, o trabalho da ONG está cada vez mais difícil. “Nós já resgatamos vários animais das ruas e do CCZ, mas mesmo tendo um grupo de uns 30 voluntários, não estamos dando conta de oferecer lar temporário para eles”, comenta.

Procurada para prestar esclarecimentos sobre o caso, a Prefeitura de Gurupi informou que a denúncia não procede e a foto publicada é muito antiga, não refletindo o atual estado do CCZ. A prefeitura informou ainda que a limpeza do local é realizada, diariamente, por equipes plantonistas e possui veterinário em tempo integral.

Outro ponto abordado foi a superlotação da unidade e a eutanásia de animais saudáveis. A prefeitura afirmou que apenas animais contaminados com Leishmaniose Visceral (calazar) são sacrificados e a lotação seria justificada pelo recebimento diário de dezenas de cães e gatos.

Apesar de já haver decisões judiciais favoráveis ao tratamento de animais doentes, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ministério da Saúde, através de portaria, afirmam que há riscos de os animais em tratamento se tornarem reservatórios e fontes de infecção para o vetor. O controle é feito através da eutanásia dos cães. Há veterinários que divergem sobre o assunto. (Thamily Batista participa do Programa de Estágio entre o Grupo Jaime Câmara e a UFT)