Nesta terça-feira, 20, o Jornal do Tocantins recebeu relatos de que hackers invadiram o sistema do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev). A informação era que os invasores teriam criptografado todo sistema  e que como o Instituto não tem backup, existia o risco dos beneficiados ficarem sem os salários esse mês. O Igeprev confirmou a invasão, mas afirmou que nenhum segurado ou beneficiário será prejudicado. 

Em nota, o Instituto Estadual disse que o pagamento da folha dos inativos está mantido, para o dia 31. Além disso, os peritos da Polícia Civil já realizam a apuração sobre o ataque sofrido pelo órgão. Já os servidores especializados da Agência de Tecnologia do Tocantins atuam para que em breve o sistema previdenciário seja restabelecido e normalizado. 

O Igeprev, entretanto, não deu um prazo para a solução do problema e normalização do sistema. 

Apesar do problema com o sistema online, o atendimento presencial por agendamento continua normal, mas os protocolos de cadastro no sistema serão enviados posteriormente, quando o espaço digital estiver restabelecido. “O Igeprev pede desculpas por quaisquer transtornos causados pelo infortúnio”, escreveu ainda em nota.