O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe) requereu via ofício ao governador Mauro Carlesse que adote, no prazo de 24 horas, medidas para proteger os servidores públicos e evitar o aumento do contágio do coronavírus. Para o Sisepe, 70% dos servidores públicos podem trabalhar home office e os demais, 30% que atuam nas áreas sociais o Sindicato pede a adoção de escala e revezamento dos servidores. 

O Sisepe ainda exige o fornecimento de equipamentos de proteção individual para os servidores pertencentes ao grupo dos 30%, principalmente máscaras e álcool em gel. “Infelizmente, apesar da pandemia de coronavírus que tem se alastrado a nível mundial de forma acelerada, com muitas casos já registrados no Tocantins, o governador Carlesse ainda não adotou medidas mais efetivas para garantir a segurança dos servidores públicos. Apesar, de após ofício do Sisepe, ter sido adotada a jornada de 6 horas, o momento exige ações mais efetivas para reduzir a circulação de pessoas e assim garantir a contenção do contágio”, pondera o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro.

O próprio Sindicato adotou medidas semelhantes. “No momento temos que fazer a nossa parte e buscar soluções para conter a pandemia e minimizar os impactos, nesse sentido o Sisepe adotou nesta segunda-feira o trabalho remoto para os seus colaboradores, sendo que o atendimento aos sindicalizados está sendo feito apenas à distância (via telefone, e-mail e WhatsApp) desde a semana passada”, finaliza Pinheiro.

O ofício com os requerimentos foi enviado via email, pois não foi permitido o acesso ao protocolo do Palácio Araguaia, sendo orientado pelo servidor do protocolo que o envio fosse feito ao e-mail.

O Jornal do Tocantins solicitou posicionamento para o Governo do Estado e aguarda retorno.