A Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed) instaurou sindicância para apurar responsabilidades na palestra do projeto “E Agora? Sexo, Drogas e Tecnologias” que aconteceu no último dia 14 na Escola de Tempo Integral Anísio Teixeira do Setor Bertaville, em Palmas. A portaria foi publicada no Diário Oficial do município no último dia 22.

O objetivo é identificar se houve falhas, quais foram e, então, encontrar responsáveis. Para tanto, uma amostragem de alunos que participaram da palestra, os pais e professores serão ouvidos. A informação é do presidente da Fundação Municipal da Juventide (FMJ), Nahylton Allen. “Nós fazemos parte e acompanhamos a sindicância que está acontecendo desde o último dia 20. Estamos apurando se realmente houve excessos, se houve falha na entrada de menores na palestra e esperamos que tudo se resolva em breve”, disse o presidente.

A palestra faz parte do projeto da FMJ E Agora? que, segundo Allen, identificou oito crianças que sofrem abusos sexuais na ETI Anísio Teixeira. “No final nós passamos um formulário para que a criança possa avaliar a atividade e, dentre as questões impressas, perguntamos se ela já sofreu algum abuso sexual. Oito crianças da Anísio Teixeira responderam sim e inclusive pediram ajuda”, reforça o representante da pasta, demonstrando a importância do projeto. Soma-se 43 casos de automutilação também identificados em unidades escolares do município através do projeto.

A FMJ está reformulando o projeto para, posteriormente, apresentar aos Conselhos de Pais de cada unidade escolar para evitar novas surpresas.

A Comissão Permanente de Sindicância da Semed terá até o dia 22 de dezembro para concluir a apuração dos fatos.

O secretário de Educação do município, Danilo Melo, foi procurado, mas ele está em viagem. O Jornal do Tocantins tentou contato com a secretária executiva da pasta, Germana Coriolano, mas o celular estava desligado.