O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Palmas (Seturb) adiou nesta quarta-feira, 28, para o dia 15 de setembro a redução de passes de seis para dois da linha de ônibus 090 que permite acesso gratuito aos estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) à frota que dá acesso à instituição.

O adiamento, que é provisório, ocorre após gestores e alunos da UFT se reunirem com representantes da Seturb. No dia 15 de setembro a UFT deverá se reunir com o Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte para tratar a questão.

A universidade sugeriu que o conselho desenvolva um estudo sobre a mobilidade estudantil. O objetivo é apresentar propostas com a viabilidade da não redução dos passes para os estudantes da UFT assim como a possibilidade de melhorias na frequência dos ônibus que dão acesso à instituição. O estudo deve ser apresentado durante a reunião.

Participaram da reunião o reitor Luís Eduardo Bovolato; diretor do Câmpus de Palmas, Marcelo Leineker Costa e o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proest), Kherlley Caxias e representantes estudantis. Já do sindicato participaram o presidente e superintendente do Seturb, José Antônio e Rone Von Pinto da Silva, respectivamente.

Entenda

No dia 21, a Seturb anunciou o recadastramento dos estudantes que possuem o cartão de passes estudantis gratuitos da linha 090 - UFT. O motivo é a redução de passagens gratuitos para os beneficiários do cartão, que ao invés de seis, na ocasião, passariam a ter dois passes diários, após supostos registros de fraudes identificados pelo sistema da empresa.  

Recadastramento

O recadastramento dos alunos que utilizam o cartão da linha 090-UFT pode ser realizado até o dia 15 de setembro de 2019 em três pontos da Capital: na sede do Seturb, localizado na Quadra 104 Sul; no Resolve Palmas da região Sul, em Taquaralto; e no Resolve Palmas do Capim Dourado Shopping.

No ato, os estudantes devem apresentar o cartão de transporte urbano e o comprovante de matrícula na instituição. Em caso de não comparecimento, o cartão será bloqueado e o beneficiário não poderá utilizar o ônibus da linha gratuitamente.

Atualmente o valor da passagem custa R$ 3,85. Estudantes e universitários têm direito a pagar meia passagem, e a gratuidade na linha 090.