O setor de serviços perdeu 202 vagas no mês de setembro no Tocantins, a maior queda dos últimos cinco anos. Apesar disso, o Estado registrou o crescimento de 424 novas vagas de empregos formais neste mesmo mês. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Ministério do Trabalho e Emprego (Caged), o setor que teve mais oportunidades foi o do comércio, responsável por 330 vagas desse montante, os números apresentam o melhor resultado desde 2003.

Também de acordo com os dados, Araguaína foi a cidade com mais queda de empregos, 139 vagas a menos. Em Palmas, a redução foi de 42 vagas.  Já Porto Nacional teve um aumento de 167 postos de emprego.

Na visão Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomercio), os dados demonstram uma retomada da economia de modo geral. “Em agosto já se mostrou um cenário mais positivos com relação a criação de empregos, porém a expectativa é que haja uma melhoria na economia como um todo pois fora a criação de empregos, existe a oferta do resgate do FGTS, e além disso, estamos caminhando para o final do ano, onde há a injeção do décimo terceiro salário, a black friday e o natal, ou seja, uma tendência natural para o aumento no consumo”, acredita a assessora econômica da entidade, Fabiane Cappellesso.