As unidades prisionais Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína; na Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA); na Casa de Prisão Provisória de Gurupi; na Casa de Prisão Provisória de Paraíso; no Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA), em Cariri; e na Unidade de Tratamento Penal de Cariri (UTPC) receberão scanners corporais que estão sendo adquiridos pelo Estado para o Sistema Prisional.

De acordo com a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), os equipamentos fazem parte de um projeto de modernização das unidades penais do Estado com o objetivo de reforçar a segurança, conferindo o que entra com os visitantes e servidores das unidades.

Em 2018 ocorreram diversas revistas dentro das prisões do Estado, onde foram encontradas armas artesanais, facas, drogas, celulares, entre outros utensílios que possibilitaram, inclusive, motins e rebeliões.

Segundo o secretário da Seciju, Heber Fidelis, dispositivo faz uma varredura completa dos visitantes, identificando objetos que estejam sob as vestes ou no interior do corpo. Desta forma, qualquer objeto poderá ser identificado pelo aparelho.

“Não realizamos revistas vexatórias no Tocantins desde 2013, pois são proibidas. Então, os scanners corporais representam um reforço indispensável na contenção da entrada de ilícitos nos ambientes carcerários e possibilitam humanizar ainda mais a visita dos parentes às pessoas privadas de liberdade”, explicou Fidelis.

Conforme a Seciju, os equipamentos serão custeados com recursos do Fundo Penitenciário Estadual (FUNPES), transferidos do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN) que disponibiliza recursos para serem utilizados no aprimoramento da infraestrutura e modernização do sistema penal brasileiro.

Até o fim desse ano, a Seciju prevê o recebimento de scanners corporais e outros equipamentos para o reforço de segurança do Sispen doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).