Cerca de sete mil metros de redes de pesca foram apreendidos na região de Arapoema, a 371 km de Palmas, durante uma operação de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A ação aconteceu durante o carnaval, entre os dias 9 e 13. O instituto informou ainda que a ação continua até esta sexta-feira, 16. 

A ação tem o objetivo de efetuar uma fiscalização preventiva e ostensiva para coibir e punir os infratores identificados. Durante o período os fiscais fizeram um arrastão nos Rios Araguaia, Jenipapo e Cunhas. Também participam das ações o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

Além disso, foram realizadas fiscalizações em Tocantinópolis, Palmeirantes, Esperantina, Lagoa da Confusão e Pedro Afonso, além da região de Arapoema

Piracema 

O período de piracema no Estado se estende até o dia 28 de fevereiro. Neste período de defeso, mesmo a pesca amadora, aquela que tem finalidade exclusiva de lazer ou recreação, não é permitida, pois oferece riscos às espécies em estágio de reprodução, que podem comprometer a proteção da ictiofauna, uma vez que nessa modalidade também ocorre o uso de equipamentos como anzol, chumbada, linha, vara, caniço, molinete, carretilha ou similar, iscas artificiais e naturais, seja embarcada ou desembarcada.