Para estimular a população a prevenir e diagnosticar o câncer da pele foi criado o movimento de sensibilização conhecido como Dezembro Laranja Se exponha, mas não se queime. O Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), para marcar a data, promove hoje um mutirão realizará mais de 400 atendimentos dermatológicos gratuitos no Hospital Geral de Palmas (HGP). A ação é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceira com a Secretaria de Estado da Saúde e o Hospital Geral de Palmas e acontecerá das 8h às 16h.

Segundo a secretaria, os atendimentos serão totalmente voltados ao câncer de pele. Os pacientes serão atendidos por ordem de chegada. Nos casos de indicação cirúrgica o paciente será encaminhado para o centro cirúrgico ou agendado conforme orientação médica. A SES lembra que após estes atendimentos os pacientes receberão acompanhamentos durante todo o tratamento.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o ano de 2018 há a previsão para aparecimento de 240 casos de câncer não melanoma no Tocantins. Só este ano, de acordo com dados parciais do HGP, foram 187 casos de câncer tratados no Ambulatório de Especialidade da Unidade, destes 84 do sexo feminino e 103 masculino. A maioria dos casos foram o carcinoma basocelular (é o tipo de câncer de pele mais comum, representando cerca de 95% de todos os casos de câncer de pele). De acordo com a pasta, O mutirão contará com ajuda de cerca de 130 profissionais entre dermatologistas clínicos, cirurgiões ambulatoriais, cirurgiões, residentes de cabeça e pescoço, oncológicos, estudantes, recepcionistas além da equipe da limpeza. Serão sete consultórios para realização de atendimento ambulatorial e três salas cirúrgicas.