Em nota técnica, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) orientou que os municípios finalizem a imunização dos prioritários em andamento, antes de iniciar um próximo grupo na Campanha de Vacinação Contra Covid-19 no Tocantins. A Saúde também pede que a inclusão de novas pessoas ocorra somente quando houver estoque de vacinas suficientes para as primeiras doses. 

“Em hipótese nenhuma será permitido a utilização de segundas doses (D2) como ampliação de vacinação de grupos prioritários. As mesmas deverão ser preservadas exclusivamente para dar continuidade ao esquema vacinal em andamento”, diz o documento de nº 11/2021/ SES/GASEC emitido nesta sexta-feira, 11. 

“Elaboramos esta nota, buscando sanar as muitas dúvidas que vão surgindo, por parte dos gestores municipais e da população em geral, para que o processo de vacinação ocorra de forma célere e sem interrupções evitáveis”, esclareceu a titular da Superintendência de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra. 

Janssen

Ainda na Nota Técnica 11/2021/ SES/GASEC, a Saúde também dispõe no documento a sequência dos grupos prioritários e as informações sobre a imunização com a vacina americana da marca Janssen, prevista para chegar ao Brasil nos próximos dias. Essa vacina terá concentração da utilização nas capitais, já que precisa de controle rigoroso da temperatura, com aplicação para o prazo máximo de oito dias. 

O Tocantins deve receber 20.700 doses desse imunizante e destacou que “não havendo a procura pelos grupos especificados, o município de Palmas poderá otimizar as doses da Vacina Janssen, para a vacinação da população em geral de maneira escalonada e por faixa etária decrescente, com o objetivo de evitar perdas técnicas”, escreve. 

Fazem parte desses grupos as pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, trabalhadores do transporte coletivo, rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores industriais, trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e caminhoneiros.

Nesta quinta, a prefeita Cinthia Ribeiro anunciou nas redes sociais que deve vacinar faixa etária de 50 a 59 anos, sem comorbidades, após a chegada das doses da Janssen. “Notícia boa a gente compartilha ligeiro. Plano de aplicação da vacina Janssen, está pronto. Esperamos cerca 21 mil doses, suficientes p/ expandirmos a vacinação inclusive p/ grupo 50+ SEM comorbidades (sic)”, escreveu a gestora.

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas disse ter elaborado um plano de aplicação da Janssen que está previsto um mutirão com horários ampliados, incluindo sábado e domingo, e formato drive thru, quando houver um fluxo maior de pessoas. Também existe a possibilidade de uma programação de 24 horas ininterruptas de imunização em um dos pontos de atendimento.

Vacinações 

O Tocantins já recebeu 681.250 doses de imunizantes desde janeiro para a vacinação contra a Covid-19, conforme o site do Integra Saúde. Das doses recebidas, 643.041 foram distribuídas, as demais ficaram para reserva técnica. Em primeira dose, houve a aplicação de 303.794 vacinas e para a segunda foram 136.178 doses. Até esta sexta, o Estado tem 19,10% da população vacinada. 

Ainda conforme o Integra Saúde,  são 153.363 idosos que receberam a primeira dose e 9.2538 a segunda. Das pessoas com comorbidades são 63615 que já foram vacinados com a D1 e 188 com a D2. 

Posteriormente os maiores públicos imunizados são os trabalhadores da Saúde e Educação, com 47.980 (D1) e 36.635 (D2) para o primeiro e 13.434 (D1) e 17 (D2) para o segundo. No caso das pessoas que atuam em Forças de Segurança e Salvamento foram 5.509 aplicações da primeira dose e 1.456 da segunda. 

Ainda já foram ou estão sendo vacinados os povos de comunidades tradicionais, os povos indígenas, as pessoas com deficiência, funcionários dos sistema de prisão de liberdade e trabalhadores industriais.