Após ficar fechado por dois dias na última semana, o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) volta a funcionar parcialmente nesta segunda-feira, 28. A informação foi publicada pelo órgão em seu portal eletrônico e já havia sido repassada pelo presidente do órgão, Colemar Câmara, em entrevista na última sexta-feira, 25.

Conforme o comunicado, das 10 às 18 horas estão funcionando somente os serviços referentes a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Detran ainda diz no comunicado que em breve os demais serviços serão normalizados, no entanto não deu previsão.

Também devem voltar a partir desta segunda, as impressões das CNH’s e, em duas semanas, toda a demanda deve ser regularizada, segundo o órgão.

Problema

Conforme informado pelo Detran-TO, uma descarga elétrica atingiu o órgão e afetou o sistema, impedindo a realização das atividades. Os técnicos iniciaram há quatro dias os trabalhos para corrigir o problema, mas devido ao grande volume do banco de dados, somente os serviços referentes a CNH já estão prontos para uso.

No comunicado, o órgão afirma que os dados recuperados ainda não foram processados e, por isso, os demais serviços não retornaram, já que sem a recuperação completa poderá haver problemas no progresso do processamento. “O retorno destes deve ser programado para não sobrecarregar o servidor e provocar uma nova paralisação”, diz a nota.