A Clinica de Radioterapia Irradiar, que recebe pacientes oncológicos do Sus, retomou os serviços na última quarta-feira, 13, após compromisso de pagamento dos débitos atrasados pelo Estado. A empresa disse que novos atendimentos estavam suspensos desde o dia 12 de novembro, no entanto, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Ses), o repasse financeiro referente ao mês de abril foi efetivado na última terça-feira, 11.

A empresa informou que estavam atrasados os pagamentos das faturas de maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro deste ano, o que impossibilitou a continuidade. “A falta desses pagamentos tem impedindo a clínica em honrar com os compromissos perante os prestadores, fornecedores e tributos governamentais”, explicou, em nota.

No entanto, devido à situação dos pacientes que necessitam do tratamento, a Clínica liberou para a regulação encaminhar os novos casos, já que é a única que atende em todo o Estado.

A Radioterapia Irradiar atende em média 35 pacientes novos do Sus por mês, totalizando cerca de 385 atendimentos neste ano.

Em nota, a Ses explicou que o Estado trabalha para que, em janeiro de 2019, seja iniciado o tratamento de radioterapia também em Araguaína, sendo que o equipamento já foi instalado, a equipe treinada, e aguarda agora a liberação da máquina junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Devido à suspensão, a Defensoria Pública do Estado (DPE-TO) também oficiou a Ses para obter mais informações sobre a oferta de radioterapia no Estado.