Todo o Estado está recheado de programações voltadas para o Dia da Mulher, comemorado nesta quinta-feira, 8. A maioria das ações concentra-se na Capital, envolvendo as mais diversas mulheres tocantinenses, como encontros, palestras e atos protagonizados pelo público feminino.

Em Palmas, mulheres de coletivos e movimentos sociais estão organizando um Ato Unificado nesta quinta-feira. O dia começará, a partir das 6 horas da manhã, com planfetagem na Estação Apinajé, conversa com as trabalhadoras e convite para concentração na Praça dos Girassóis, entre o Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa, para uma caminhada em prol dos direitos das mulheres e pelo fim da violência, que acontecerá a partir das 9 horas.

Servidores

Para as servidoras municipais, haverá um chá da tarde, às 15 horas deste Dia da Mulher, com a palestra “Felicidade Veste Bem: um olhar transformador sobre si” e também sobre terapia comportamental. De acordo com a Prefeitura de Palmas, também haverá um momento de beleza, sorteio de brindes e coffe break para as trabalhadoras do órgão.

As servidoras públicas estaduais também terão um momento diferenciado nas secretarias afins. Na Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), o secretário da pasta convidou as servidoras para um encontro na tarde desta quarta-feita, 7, afim de integrar as mulheres e homenageá-las pelo trabalho e dedicação. A pasta também desenvolverá ações para as mulheres privadas de liberdade de Palmas e Pedro Afonso, a 304 km da Capital, como palestras educativas e sorteio de kits durante todo o dia. As mulheres da Unidade de Regime Semiaberto (Ursa) Feminino de Palmas contarão com palestra do Procon sobre “Critérios para a organização do orçamento pessoal e familiar” na próxima segunda-feira, 12.

Conforme informado pela pasta, as adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Palmas já estão participando de atividades especiais desde o último dia 3, como roda de conversa sobre empoderamento feminino, palestra sobre saúde da mulher e momentos de beleza.

A Diretoria de Direitos Humanos da Seciju fará homenagem às mulheres tocantinenses, em especial algumas que se fazem destaque no cenário em todas as esferas políticas e sociais. Haverá entrega de certificado de honra ao mérito, sorteio de brindes e apresentação sobre os direitos das mulheres.

Legislativo

O poder legislativo também promoverá ações voltadas para a data comemorada. Na Câmara de Palmas, será realizada uma sessão solene em alusão ao Dia da Mulher. A programação envolverá homenagem a mulheres tocantinenses e uma reflexão sobre a luta feminina no Estado. Na Assembleia Legislativa, uma sessão solene também foi promovida nesta quarta-feira, onde 16 mulheres foram homenageadas e participaram de palestras sobre saúde e autoestima. A programação continua na quinta-feira, com um café-da-manhã especial.

UFT

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) fará uma programação durante todo o dia oito para as servidoras e estudantes, envolvendo plantio de mudas, dança e oficinas de arte e esporte. Às 17 horas será iniciada a programação organizada pelo Sindicato dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor-TO) e pela Comissão das Mulheres da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), com palestras sobre os desafios da mulher jornalista. A inscrição para os dois últimos eventos pode ser feita online para obtenção de certificado.

Homenagens

As mulheres que integram os quadros da Segurança Pública e da Polícia Civil do Tocantins também foram homenageadas, pelos exemplos de coragem e dedicação.

A Corrida Femine, realizada em alusão à data comemorativa, está marcada para o próximo sábado, 10, às 19 horas e conta com mais de 1600 participantes.