Atualizada dia 12.6.20 às 20h51
No dia em que o Tocantins contabilizou 213 novos casos confirmados para Covid-19 e atingiu 6.744 confirmações da doença, o Laboratório Central do Estado (LACEN-TO) escancarou a escassez de material usado para a testagem que detecta o novo coronavírus. O LACEN-TO vai testar apenas os mortos com suspeitas de infecção pela Covid-19 e os pacientes hospitalizados na rede pública e privada de saúde suspeitos.
 
Segundo comunicado divulgado pelas diretorias dos hospitais para as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) a restrição se dá em virtude das “dificuldades de abastecimento e aquisições dos kits, em âmbito nacional, utilizados na etapa de extração do material genético do SARS-CoV-2, pelo método de RT-PCR”. Segundo a informação, as amostras dos “demais casos e unidades de saúde serão acondicionadas para testagem imediatamente a regularização do estoque”.
 
Procurada por e-mail, como exige dos jornalistas, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) só respondeu no final da noite, por meio de nota, que afirma já saber do desabastecimento desde o dia 2 de junho. A pasta diz que trabalha para regularizar a situação. (Confira a nota na íntegra no fim da matéria)  
 
O conselheiro federal de Medicina Estevam Rivello Alves revela preocupação com a suspensão da testagem massiva e afirma que se não houver reabastecimento urgente pode levar à saturação dos serviços de saúde. “Nesse momento de aumento exponencial de aumento dos casos no estado e há 128 mortes, com grande taxa de internação hospitalar, seja enfermaria ou UTI e tendo em vista que todos os Prontos-Socorros e UTIs gerais destinadas a outras patologias estão sobrecarregadas, não ter a capacidade de testagem nesse momento prejudica muito e deixa sob apreensão todos os serviços de saúde”.
 
De acordo com o médico a situação exige dos gestores uma revisão nas regras de flexibilização para revogar toda a ação de flexibilização e aumento de circulação de pessoas que contribuem para a disseminação do vírus. “Agora não saberemos qual a realidade que o Tocantins vive”, diz.
 
Para Alves, é um retorno ao início da pandemia quando não havia testagem para todas as pessoas e abre brecha para questionar os dados oficiais do governo estadual. “Já vivenciamos essa realidade e hoje não temos certeza se os números que são apontados são verdadeiros e a partir do momento que não tem a capacidade de testar os pacientes e os leves e os contatos positivos dificulta ainda mais”.
 
Nota da SES
 
A Secretaria de Estado Da Saúde (SES) esclarece que os testes para o método RT-PCR sempre foram distribuídos pela Coordenação Geral dos Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), departamento do Ministério da Saúde, que apoia e coordena as estratégias nacionais para o diagnóstico de doenças de interesse em saúde pública e enfrentamento da COVID-19.

O comunicado sobre a descontinuidade de abastecimento para os kits de extração ocorreu em videoconferência realizada no último dia 02/06 e desde então a SES tem intensificado ações para reestabelecer o abastecimento e garantir a continuidade das testagens.

Importante reiterar que tratam-se de insumos de alto custo e com alta demanda em todo país e toda a Rede tem tido dificuldade em adquirir esses ítens sob pronta entrega pelos fornecedores e representantes comerciais.

A SES está com processo emergencial para aquisição dos ítens necessários ao reestabelecimento da rotina de testagens do Lacen-TO.