A figura de São José sempre esteve presente na vida da cozinheira Vanir Justino Mendes, 63 anos, conhecida popularmente como Anita. Por ser criada em um lar católico, ela não se lembra de nenhum momento em que não tivesse apego ao santo que é padroeiro de Palmas e tem seu dia celebrado nesta quinta-feira, 19.

“Minha mãe sempre foi devota de São José e eu também me tornei. Desde as primeiras missas em Palmas, ainda nos anos 90, eu estava lá, estava junto quando foi construída a Igreja de São José e continuo na paróquia até hoje, então sou realmente devota, confio plenamente nele. Tudo que eu peço eu alcanço por intercessão de São José”, conta Vanir.

Segundo a cozinheira, São José é o patrono da família e é nesse âmbito que ela mais percebe a ação do santo. “As pessoas não dão muita importância, mas quando nos dedicamos a devoção percebemos a mudança na família. Ele não é um santo de fazer milagres, pelo menos para mim nunca teve uma graça específica, mas é ele quem protege a família e isso é muito sério. Eu agradeço muito a São José por tudo isso, seu poder é muito forte”, afirma emocionada.

Como devota, Vanir diz que todos os anos faz a novena em homenagem ao santo, realizada neste ano desde a última semana com finalização nesta quinta na Paróquia de São José. “A novena é um agradecimento ao santo, mostrar a nossa devoção. Às vezes rezamos em homenagem ao santo, mas quando nos prontificamos a fazer a novena, estamos nos dispondo a agradecer e dizer o quanto o santo é importante para nós. Muitos pensam que a novena é para pedir, mas na verdade é uma forma de agradecer”, explica.

Outro que também é devoto de São José desde a criação de Palmas é o secretário parlamentar Antonio Edis Liberato Lucena, 48 anos, também paroquiano da Matriz São José. “Não tinha igreja em Palmas quando cheguei em 1991. Um dia um senhor passou na minha rua, em uma quinta-feira santa, me convidando para a missa na Prefeitura. Eu fui e descobri que ele era o pároco Jonas Pedreira, o primeiro de Palmas, e as missas aconteciam ali mesmo”, lembra.

Conforme o devoto, tempos depois começou a construção da Paróquia São José, a primeira igreja católica de Palmas e desde então ele continua na mesma igreja. “Conseguimos o terreno onde foi construída a igreja e hoje é a secretaria da Matriz e englobava inclusive a região do Jalapão. Eu sempre admirei muito São José e ter participado de todo esse início comecei a ser devoto mesmo”, frisa Lucena.

Para ele, a devoção também é um sinal de agradecimento e não de pedidos. “Eu não gosto do santo por questões de cura, sou devoto por ser patrono da igreja e pai de Jesus, então é um exemplo de pai de família e me espelho nele, junto com Maria e Jesus. Para mim São José foi bem escolhido para Palmas porque foi operário, trabalhador, igual os pioneiros que construíram a Capital, então acredito que ele nos protege”, comenta o paroquiano.

Padroeiro de Palmas

Conforme o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, a palavra padroeiro é derivada de pai, sendo uma figura muito importante na vida de todos. “Penso que perdemos um pouco o sentido da paternidade como algo muito importante, perdemos o conceito de Deus como pai e por isso a importância do santo como nosso pai, nosso patrono. São José é a origem da espiritualidade de Palmas, o primeiro santo que foi invocado aqui, que veio com os pioneiros, ou seja, é a nossa origem, nossa raiz. Tudo depende de São José”, explica.

Conforme o arcebispo, o dia de São José é uma solenidade, mas esse é um ano atípico devido à pandemia e por isso a recomendação é evitar aglomerações, “A vida precisa estar em primeiro lugar, nós vamos celebrar a missa, mas não terá a parte social, nem caminhada ou procissão. E oriento que quem não puder, fique em casa, aproveite para descansar, rezar, abrir as janelas.  Não podemos fechar as portas da igreja, mas podemos orientar espiritualmente e com prudência”, frisa.

Festejo

Tradicionalmente, nos dias que antecedem o Dia de São José a paróquia que recebe o nome do santo faz um festejo em homenagem a ele, no entanto, devido à prevenção contra o Covid-19 (coronavírus), a carreata e festejo na Matriz de São José foi cancelado, além da programação social pensada para esta quinta. A Pastoral da Comunicação explicou ao Jornal do Tocantins que a parte litúrgica, com a celebração das missas diárias e novena, continuam. A missa em homenagem ao santo será às 19 horas na Paróquia São José, na quadra 604 Sul.

Além da suspensão do evento, a Arquidiocese de Palmas emitiu uma série de determinações assinadas pelo Dom Pedro Brito com algumas mudanças nos ritos da missa, como comunhão na mão, suspensão do abraço da paz e oração de mãos dadas, além de dispensar os idosos e demais grupos de risco, pessoas com doenças crônicas ou debilitadas, de participarem das missas dominicais. Confira os detalhes aqui