Pacientes, acompanhantes e servidores de hospitais públicos do Estado tiveram mais um dia de problemas relacionados à alimentação. Ontem, a situação estava tão drástica que o refeitório do Hospital Geral de Palmas (HGP) não abriu e nenhum alimento foi servido, garantiram funcionários .

Segundo funcionários do HGP, o refeitório da unidade permaneceu de portas fechadas durante todo o dia de ontem e, com isso, nem os pacientes receberam comida. No Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), um funcionário, que não quis se identificar, informou que somente pacientes receberam alimentos ontem. “Eles serviram em uma marmitex fechada e não deixaram a gente ver”, explicou.

Outros seis hospitais do Estado também estão tendo dificuldades em relação às refeições ou com a falta delas.

Na terça-feira, no HGP, conforme noticiado pelo JTo, foram servidos feijão e farinha para os funcionários no almoço e feijão e frango ao molho branco aos pacientes.

Voluntários da Igreja Nossa Senhora de Fátima servirão sopa para cerca de 300 acompanhantes de pacientes do HGP hoje à noite na unidade. Haverá distribuição de senha.

Regionais

Desde sábado sem alimentação, os funcionários e acompanhantes do Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) estão tendo que se deslocar para suas residências ou comprar comidas. Já os pacientes passaram a receber a refeição ontem, porém de forma reduzida. “Não tem suco e nem sobremesa”, disse uma funcionária também sem se identificar.

Ontem, o JTo noticiou que os Hospitais Regionais de Araguaína (HRA) e Paraíso (HRP) não estavam servindo refeições a funcionários, já nos Hospitais Regionais de Gurupi (HRG) e Augustinópolis (HRA) a alimentação era ofertada de forma precária.

O presidente do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado (Seet), Claudean Pereira Lima, disse que é uma vergonha os hospitais não servirem alimentação. “Os funcionários continuam sem receber alimentação durante o período em que estão trabalhando. É uma vergonha”, disse.

Além da falta de alimentos, outros problemas denunciados sobre as unidades hospitalares são referentes à falta de ECG (eletrocardiograma) no HRP e falta de médicos plantonistas no Hospital Regional de Dianópolis.

Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que já realizou o pagamento à Litucera LTDA, responsável pela alimentação nas unidades hospitalares e que está revendo o contrato com a empresa. Sobre o aparelho de ECG do HRP, a pasta informou que já passou por reparo e está funcionando. Em relação à falta de médicos no HRD, a Sesau informou que está tendo dificuldade em contratar e manter médicos na unidade.

Hospitais

Hospitais Regionais de Paraíso (HRP) e de Araguaína (HRA) – Sem alimentação aos funcionários

Hospital Geral de Palmas (HGP) – Refeitório fechado

Hospitais Regionais Augustinópolis e Gurupi - alimentação está precária

Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) – sem alimentação desde sábado, ontem pacientes voltaram a receber refeições

Hospital Regional de Dianópolis (HRD) – sem médicos plantonistas.