Mais seis pessoas acabaram detidas ao tentar entrar com drogas em unidades prisionais tocantinenses nesse fim de semana, sábado, 11, e domingo, 12. Com esses casos, somente nos primeiros dias de 2020, já são 20 pessoas flagradas pelo mesmo crime no Tocantins.

Neste fim de semana, o flagrante aconteceu com a ajuda do uso de scanners corporais na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas e no Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA), em Cariri do Tocantins.

Conforme a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), com a ajuda dos equipamentos, os agente penais conseguiram barrar visitantes de presos que tentam levar para dentro do ambiente de cárcere das drogas e outros materiais ilícitos. Todas as tentativas envolviam familiares dos presos.

Casos

No sábado, 11, após procedimentos de triagem, uma mulher com um invólucro contendo 95 gramas de substância análoga a maconha nas partes íntimas foi identificada na CPP de Palmas.

A suspeita passou por revista e, após confirmar a presença da droga, foi conduzida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois para a Delegacia de Polícia Civil (PC). Próximo ao meio dia, houveram duas novas tentativas de entrada na CPP de Palmas. 

No domingo, 12, em Cariri, houve três ações de familiares que tentaram entrar na unidade. Em um dos casos, uma mulher estava com aproximadamente 120 gramas de substância análoga a maconha.

Já na última quarta-feira, 8, e quinta-feira, 9, outras seis mulheres foram presas ao tentar entrar em na CPP de Palmas e Casa de Prisão Provisória de Dianópolis com substâncias análogas a maconha. Em cada unidade, os servidores da Seciju surpreenderam três mulheres.

Anteriormente, na virada do ano, outros quatro casos semelhantes resultaram na prisão de duas mulheres. Devido ao alto índice de prisões de mulheres em tentativas de levar materiais ilícitos para dentro das unidades prisionais, a Seciju cita que, além das prisões em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, as presas, conforme a lei, podem cumprir pena de 5 a 15 anos, em regime inicial fechado.

Ações

Conforme o superintendente dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Estado do Tocantins (Sispen/TO), Orleanes de Sousa Alves, um dos objetivos para 2020 é uma campanha que conscientize os familiares e a ampliação do aparelhamento nas unidades prisionais. “A partir do dia 13 de janeiro, em uma série de reuniões, nós iremos discutir propostas que tratem de uma campanha educativa junto às famílias do preso. Uma ação no contexto da prevenção", explicou.

As unidades que possuem aparelhos bodyscanner são: Unidade de tratamento Penal (UTP) Barra da Grota, CPP de Araguaína, CPP de Palmas, CRSLA em Cariri do Tocantins, CPP de Porto Nacional, CPP de Gurupi e CPP de Guaraí.