O governo estadual anunciou para 2020 a implantação de mais seis colégios militares no Tocantins, três por meio de um convênio federal e outros três com recursos estaduais. Em Alvorada, Miracema e Araguaína as unidades já iniciarão as aulas neste início de ano, já as três previstas pelo governo federal, em Paraíso, Gurupi e Palmas, estão previstas para o primeiro semestre deste ano, conforme a Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

A responsável pela Unidade Técnica de Modalidades e Ofertas Especiais da Seduc, Kelma Tavares, explica que, em 2019, o Estado passou de oito para 12 unidades do Colégio Militar em diferentes municípios. Com as novas implantações, Palmas passa a ter três unidades do Colégio Militar, Araguaína, Gurupi e Paraíso ficam com duas em cada município. Já Alvorada e Miracema terão os primeiros colégios militares implantados.

“O processo de ampliação já aconteceu nesta gestão, em parceria com a Polícia Militar do Tocantins que gerencia 15 unidades, contando com as três novas. Para isso, formulamos um Termo de Cooperação entre Seduc e PM e eles trabalham na área administrativa, de gestão e coordenação, sendo mantida toda a estrutura de servidores civis e metodologia da Seduc”, explica.

Implantação

Conforme Kelma, a implantação de um Colégio Militar é feita em uma estrutura de unidade escolar já existe e só ocorre sob demanda. “Nós não construímos um Colégio para essa proposta, a unidade escolar já existe no município e nós transformamos em Colégio Militar, após deferir um pedido para implantação, que pode ser oriundo da própria comunidade, da Prefeitura Municipal, de alguma representação da comunidade”, ressalta, frisando que as mudanças são relacionadas a gestão da escola e algumas atividades por ter metodologia específica.

“O que diferencia mesmo é a questão disciplinar que é bem trabalhada, a comunidade adere a esse modelo e passa a ter uma postura diferente, os alunos trabalham a disciplina não só no âmbito escolar, mas no familiar também”, relata.

 “A análise de demanda passa pela PM, pois um fator determinante é o dispositivo de militares para atuar nas escolas, sendo necessário entre cinco e dez, e também a necessidade de mais escolas estaduais, porque devemos ter a pluralidade de ensino e modalidades. Após isso, fazemos consulta pública com os servidores da escola já existente e, se aprovado, com a comunidade em geral, para apresentar a metodologia do Colégio e ser aprovada ou não, mas a decisão da implantação sem sido unânime pela própria população”, afirma a gestora, lembrando que, quando implantada, o Colégio segue o modelo de oferta da escola já existente, podendo funcionar somente ensino fundamental ou médio ou ainda ambos.

Além das 15, mais três serão implantadas em 2020 por meio do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, do governo federal. “Esse é um projeto-piloto que começará com 54 escolas em todo o País, três delas no Tocantins que já começarão as atividades ainda neste primeiro semestre porque precisamos cumprir alguns protocolos. Nós já assinamos o termo de adesão e a Seduc participou da capacitação em Brasília. A intenção é posteriormente ampliar o programa, já em 2021. A meta do governo estadual é ter 33 colégios militares implantados até o final da Gestão”, afirma a responsável.

Processo seletivo

Kelma frisou que todos os colégios militares distribuídos no Estado seguem o mesmo modelo de matrículas que as escolas estaduais, por meio do Sistema de Matrículas aos quais os pais ou responsável fazem a solicitação. “Foi feito todo um trabalho com a comunidade, Ministério Público para que essa decisão de acabar com o Processo Seletivo no Colégio Militar fosse fundamentada. Justamente por se tratar de uma escola pública, precisamos dar oportunidade para todos, independente do aluno que tenha um conhecimento científico mais elevado, porque a escola pública, mantidas 100% com recurso público, não pode fazer esse recorte, é um direito de todos”, finalizou.

Saiba quais séries estão disponíveis em cada escola e informações úteis aqui. https://www.pm.to.gov.br/telefones-uteis/colegios-da-policia-militar/

Confira onde estão localizadas os Colégios Militares e quantitativo de alunos previstos:

Palmas

Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade I – 622 alunos

Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade II – 771 alunos

Colégio Militar do Estado do Tocantins Maria dos Reis Alves Barros – 1352 alunos (Nova implantação – convênio federal)

Araguaína

Colégio Militar do Estado do Tocantins Dr José aluísio da Silva Luz – 570 alunos

Colégio Militar do Estado do Tocantins Caic – José Humberto Camargo – 277 alunos (Nova Implantação)

Gurupi

Colégio Militar do Estado do Tocantins Presidente Costa e Silva – 512 alunos

Colégio Militar do Estado do Tocantins Hercília Carvalho da Silva – 291 alunos (Nova implantação – convênio federal)

Paraíso

Colégio Militar do Estado do Tocantins Diaconizio Bezerra da Silva – 735 alunos

Colégio Militar do Estado do Tocantins São José Operário – 321 alunos (Nova implantação – convênio federal)

Guaraí

Colégio Militar do Estado do Tocantins Dona Anaídes Brito Miranda – 370 alunos

Augustinópolis

Colégio Militar do Estado do Tocantins La Salle – 613 alunos

Palmeirópolis

Colégio Militar do Estado do Tocantins Professora Maria Guedes – 439 alunos

Alvorada

Colégio Militar do Estado do Tocantins Adjúlio Balthazar – 143 alunos (Nova implantação)

Miracema

Colégio Militar do Estado do Tocantins Santa Terezinha – 263 alunos (Nova implantação)

Arraias

Colégio Militar do Estado do Tocantins Jacy Alves de Barros – 185 alunos

Araguatins

Colégio Militar do Estado do Tocantins Professora Antonina Milhomem – 491 alunos

Porto Nacional

Colégio Militar do Estado do Tocantins Custódia da Silva Pedreira – 743 alunos

Colinas

Colégio Militar do Estado do Tocantins João XXIII – 652 alunos