A abertura oficial da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa foi realizada pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, neste sábado, 9, em um evento na Fazenda Bahia em Gurupi, distante 230 km de Palmas.  

Nesta etapa da campanha, a expectativa da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adapec) é imunizar cerca de 4 milhões de bovinos de 0 a 24 meses de idade, já que os animais adultos são dispensados da vacinação desde o ano de 2009. Atualmente, o Tocantins conta com cerca de 8,5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos).

Na ocasião, Carlesse ressaltou o empenho da Adapec e dos produtores rurais para fazer do Tocantins um Estado livre de aftosa sem vacinação em 2021. "Esse trabalho tem sido feito com muita responsabilidade e está dando resultado. Daqui um a dois anos não vamos mais precisar vacinar o gado e isso dá credibilidade ao Tocantins, ao nosso empresário e vai valorizar a nossa carne no mercado. Além disso, vai representar economia para o produtor", destacou.

Para o presidente da Adapec, Alberto Mendes Rocha, o produtor será o grande beneficiado com um Estado livre de aftosa sem vacinação. “O rebanho será muito mais valorizado nos mercados nacional e internacional e também terá reflexo direto no custo de produção do pecuarista tocantinense", pontuou.

O evento contou com a presença do deputado estadual Gleydson Nato; do superintendente da Agricultura do Tocantins, Rodrigo Guerra; do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura,  César Halum e produtores da região.

Vacinas e sanções

A vacina deve ser adquirida em lojas licenciadas pela Adapec e mantida em temperatura ideal até o momento da aplicação. O correto é conservá-la em caixa de isopor com três partes de gelo para cada parte de vacina e preferir horários mais frescos do dia para o manejo do gado. O ideal também é aproveitar a oportunidade e vacinar os animais contra brucelose, raiva, além de realizar a vermifugação.

A multa para quem deixar de vacinar é R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. A emissão da Guia de Trânsito Animal (e-GTA), documento obrigatório para movimentação dos animais, está condicionada a comprovação da vacinação.