A segunda dose da vacina Astrazeneca, da Oxford, está em falta em Palmas e Gurupi nesta sexta-feira, 10.  Quem tentou agendar a vacinação para este sábado, 11, não tem conseguido. Caso do estudante de enfermagem, Maycon Douglas, de 24 anos. Ele afirma que está no prazo de aplicação da dose dois do imunizante e ele não conseguiu agendar. “Fiquei preocupado porque a minha imunização não está completa e estou perdendo o prazo”, disse. 

Por nota, a Prefeitura de Palmas disse que aguarda nova remessa de distribuição pelo Ministério da Saúde para o Estado. Já a Prefeitura de Gurupi afirmou que  para aplicação da segunda dose tem disponível apenas os imunizantes CoronaVac e Pfizer. O Jornal do Tocantins entrou em contato também com a Prefeitura de Araguaína que disse que todos os locais de vacinação da cidade estão abastecidos com doses da Astrazeneca. A gestão informou que está com um estoque de 14 mil doses do imunizante desse laboratório e aguarda a chegada de mais. No município, até o momento, 18 mil pessoas tomaram a segunda dose da Astrazeneca e 24.800 moradores estão aguardando o prazo para receber a segunda dose nos próximos meses.

À reportagem, o Estado disse que não houve no Tocantins interrupção de vacinação contra a Covid-19, com o imunizante AstraZeneca. “A distribuição está em dia, uma vez que ainda não está esgotada a data limite para aplicação da segunda dose e o consequente fechamento do esquema vacinal”, afirmou a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que aguarda novas remessas por parte do Ministério da Saúde. Essa chegada, segundo o governo “tem ocorrido de forma sequencial e cotidiana - de forma tal a promover a aplicação de todas as segundas doses necessárias”. 

O governo do Estado também repassou ao JTo que registrou até esta quinta-feira, 9, que há 12.804 pessoas que precisam tomar as segundas doses (D2) do imunizante AstraZeneca. O número se refere às pessoas que não voltaram para tomar a referida dose e pessoas que ainda não estão dentro do prazo para completar o esquema vacinal.

O JTo também aguarda uma posição do Ministério quanto à situação.