As aulas da rede estadual tocantinense foram suspensas pelo Decreto nº 6.065, de 13 de março de 2020, entre esta segunda, 16, e a próxima sexta-feira, 20 tendo em vista a pandemia de coronavírus. A suspensão pode ser prorrogada, a depender da situação em que o Estado se encontrará nos próximos dias. Confira aqui a nota emitida pela secretaria.

Nesta terça-feira, 17, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) elencou algumas questões para informar a população sobre a suspensão das aulas. A Seduc informou na lista que além das aulas estarem suspensas até segunda ordem, todos os professores estão dispensados de suas atividades nas unidades de ensino e devem permanecer em casa durante todo o período de vigência do decreto governamental.

Sobre a reposição de aulas, o governo do Estado informou que um documento orientador será emitido às Diretorias Regionais de Educação e unidades escolares, em momento oportuno, com a regulamentação do formato de reposição. “Tal formatação será construída em alinhamento com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação e Conselho Estadual de Educação. A prioridade imediata é garantir a saúde e o bem-estar da comunidade escolar e, consequentemente, da população em geral”, diz a Seduc.

A respeito dos servidores administrativos, a pasta explicou que o decreto estabelece a redução de carga horária, para 6 horas corridas, ao funcionalismo público estadual, onde também estão inseridos os servidores da educação. Porém, em casos específicos, haverá revezamento de pessoal em turnos de 6 horas, para garantir a manutenção organizacional das estruturas, como é o caso das unidades escolares.  

Viagens nacionais e internacionais também estão canceladas nos próximos 30 dias no âmbito da Seduc, mesmo que elas já estejam marcadas.