Além dos dois casos suspeitos de coronavirus (Covid-19) que estão sendo acompanhados pelas autoridades na Capital, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou neste sábado, 14, que está investigando outros seis: três em Palmas, e outros três nos municípios de Araguaína, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins.

Por se enquadrarem em critérios preliminares do novo vírus, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES, mandou amostras para realização de exames no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para síndromes respiratórias, como a Influenza. Caso os exames resultem inconclusivos, terão de ser encaminhados a laboratórios de referência para contraprova, informou a SES.

A pasta disse ainda que o Tocantins deverá receber do Ministério da Saúde os novos kits de teste rápido na próxima semana.

Os casos suspeitos estão em situação de isolamento domiciliar em Palmas. São duas jovens de 22 e 26 anos, que viajaram pela Europa visitando diversos países, inclusive a Itália, entre os dias 17 de fevereiro e 2 de março. Elas retornaram para a capital tocantinense no dia 4 de março e no dia seguinte procuraram a Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA) com sintomas de febre, dificuldade para respirar e produção de secreção nasal. Segundo a SES, os resultados dos exames das duas pacientes foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e os resultados esão previstos para serem divulgados na próxima terça, 17.