O secretário de Cidadania e Justiça Heber Luis Fidelis Fernandes foi designado pelo governo do Estado para assumir a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de forma interina após o secretário Fernando Ubaldo Monteiro Barbosa entregar o cargo nesta segunda-feira, 19.

A escolha do nome de Fernandes para ficar à frente da SSP a partir desta terça-feira, 20, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) ainda desta segunda. Uma fonte revelou ao Jornal do Tocantins que o "objetivo macro do governo é não permitir paralisia administrativa tampouco a perda de recursos no Distrito Federal". O Diário ainda traz diversas exonerações de servidores de outras pastas.

Fernando Ubaldo e outros chefes da SSP decidiram entregar o cargo após pedirem que o governo reconsiderasse a demissão de 12 delegados regionais exonerados na madrugada do último sábado, 17, solicitação que não foi atendida pelo governo.

Em nota divulgada no final da tarde desta segunda, o governo do informou que acatou os pedidos de exoneração e prosseguirá com a reformulação administrativa iniciada na última sexta-feira, 16, visando o equilíbrio das contas públicas.  A estimativa para o próximo ano é de uma economia de cerca de R$ 12 milhões com a redução de cargos em comissão e de funções comissionadas em todas as pastas.