Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra diversas pessoas saqueando as cédulas que ficaram próximas ao carro-forte que explodiu durante um roubo na manhã desta terça-feira, 30, na BR-153, entre de Rio dos Bois e Tabocão. A Polícia Militar (PM) informou que cinco pessoas que estavam fortemente armados, inclusive com explosivos, abordaram o veículo. Ninguém se feriu.  Após levarem o que conseguiram, o grupo fugiu. Várias cédulas ficaram ao chão e no interior do veículo e populares que passavam pela rodovia começaram a pegá-las.

Conforme a Polícia Militar (PM), saquear as cédulas ao solo é considerado crime visto que elas possuem dono. A PM afirma que o crime é de furto, punível de acordo com o código penal. “O uso das cédulas não é possível de se detectar, visto estas não ficarem com marcas específicas após o roubo, apenas danos ocasionados pela queima dos artefatos explosivos”, destaca.

A polícia explica que é comum nos crimes a caixas eletrônicos as cédulas ficarem manchadas de tinta. Porém, no caso do carro-forte, não há notícias de que o dispositivo tenha sido utilizado.

A PM orienta que no caso de as pessoas receberem as cédulas queimadas, com provável ligação com o furto a essa ocorrência, o caso pode ser levado à PM. “As cédulas possuem numeração específica e, assim, poderão ser comprovadas sua origem e ligação com a explosão do carro-forte”, ressalta a corporação.

Segundo a PM, as pessoas que possuem estas cédulas deverão entregá-las ás autoridades policiais, mediante termo de entrega espontânea, sob risco de punição conforme a lei determina.